Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meninas da Fundação Casa participam de torneio de futebol

Campeonato disputado por quatro times acontece nesta quarta-feira (27), no Clube Esperia, região de Santana (zona norte de São Paulo)

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Meninas participam de 6º torneio de futebol
Meninas participam de 6º torneio de futebol Meninas participam de 6º torneio de futebol

Mais de 40 meninas que estão internadas em quatro unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socieducativo ao Adolescente) para cumprir medidas socieducativas devem participar do 6º Torceio de Futebol Society nesta quarta-feira (27), no Clube Esperia, região de Santana (zona norte de São Paulo).

O campeonato será disputado entre dois times femininos de unidades da Fundação da capital — Casa de Parada de Taipas (zona norte) e Chiquinha Gonzaga (na Mooca, zona leste) — e duas de Cerqueira César (a cerca de 350 km de São Paulo) — Anita Garibaldi e unidade Cerqueira César.

Leia também: Jovens da Fundação Casa jogam no Pacaembu e sonham com futuro

Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, da Comissão do Direitos da Criança e do Adolescente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos), acredita que este tipo de evento é "fundamental para a inserção das jovens em atividades educativas, esportivas, culturais e comunitárias, até para verificar a reeducação e a ressocialização delas".

Publicidade

Alves afirma que "o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o cumprimento de medidas socioeducativas e não penas aos adolescentes. A finalidade deve ser educativa e não punitiva e os esportes também ajudam no ensinamento do cumprimento de regras".

Veja mais: Negros são 7 em cada 10 internos da Fundação Casa, diz levantamento

Publicidade

Para o gerente de esportes da Fundação, Carlos Alberto Robles, esse torneio acontece para promover a igualdade entre os gêneros de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, já que também foi realizado o torneio entre os meninos.

O advogado do Condepe acredita que esses torneios "deveriam ocorrer com mais frequência e envolvendo a maioria dos internos de ambos os sexos". Apesar avaliar como positivo, Alves afirma que "ainda tem sido bastante limitada a participação dos internos em atividades externas".

Publicidade

De acordo com a Fundação Casa, o torneio contará com a presença do ex-jogador do Corinthians e seleção brasileira Zé Maria. Ainda segundo a fundação, os quatro times se enfrentarão entre si e as três primeiras colocadas receberão premiação.

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.