Logo R7.com
RecordPlus

Metrô e trens de SP funcionam normalmente após fim de paralisação

Metroviários e funcionários da CPTM encerraram greve após dia em que a cidade teve ônibus lotados e congestionamentos 

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Estação de trem em SP
Estação de trem em SP

Todas as linhas do transporte público sobre trilhos operam nesta quarta-feira (29), em São Paulo, após um dia de greve de funcionários estaduais. Na terça-feira, (28) a população enfrentou filas, ônibus lotados e trânsito para conseguir se deslocar, enquanto estações de trens e de metrô ficaram fechadas.

Trabalhadores da Sabesp e da área da educação do estado e do município de São Paulo também voltam ao trabalho após adesão às 24 horas de paralisação, encerrada à meia-noite de terça. Os trens voltam a operar, portanto, com a abertura das estações às 4h, no caso da CPTM, e às 4h40, no caso do Metrô.


O rodízio de veículos, válido nesta quarta para aqueles com placa com final 5 e 6, também será retomado.

Para tentarem minimizar as dificuldades, o Governo de São Paulo e a prefeitura da capital ainda decretaram ponto facultativo na terça-feira. Nesta quarta, o funcionamento das repartições públicas também será normalizado.


Reivindicações

Os representantes dos metroviários, dos funcionários da CPTM e da Sabesp protestam contra a possibilidade de essas empresas serem privatizadas, conforme projetos estudados pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Eles também citam outras causas para a paralisação, entre elas a demissão de funcionários em razão de greves. Cinco trabalhadores foram demitidos pelo Metrô após paralisação realizada em outubro.


Outro motivo apontado são possíveis cortes na área da educação. O governo Tarcísio de Freitas enviou um projeto que prevê a possibilidade de reduzir os gastos obrigatórios em educação de 30% para 25% no estado.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

O que diz o governo

A gestão Tarcísio de Freitas afirma que continuará estudando a possibilidade de privatizações na área de transporte para modernizar e melhorar o serviço. Ressalta ainda que a proposta foi amplamente divulgada nas eleições.

Sobre a PEC (proposta de emenda à Constituição) enviada à Assembleia Legislativa visando à redução da verba obrigatória para educação, o governo afirma que o texto prevê apenas a possibilidade de flexibilizar uma parte das despesas em razão da necessidade crescente na área da saúde. Assim, em vez dos 30% obrigatórios para educação, seriam 25%, e os outros 5% podendo ser investidos em educação ou saúde.

Sobre a demissão de funcionários pelo Metrô após greve, o governo afirma que os trabalhadores agiram em defesa de interesses privados, descumprindo a legislação e realizando a paralisação sem aviso prévio, o que prejudicou a população.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que a manifestação tem caráter político e que prejudicou amplamente a população, afetando o comércio, trabalhadores e estudantes, entre outros.

Estações fechadas devido à greve no Metrô e CPTM frustram passageiros em SP

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.