São Paulo Metrô, trens e ônibus têm passe livre hoje em SP; saiba como será o funcionamento

Metrô, trens e ônibus têm passe livre hoje em SP; saiba como será o funcionamento

Além disso, parte das prefeituras também determinou a gratuidade no transporte público, como na capital paulista

  • São Paulo | Do R7

Transporte público será gratuito em boa parte do estado de São Paulo neste domingo (30)

Transporte público será gratuito em boa parte do estado de São Paulo neste domingo (30)

Edu Garcia/R7 - 13.04.2022

O transporte público será gratuito em boa parte do estado de São Paulo neste domingo (30) para facilitar o deslocamento dos eleitores às seções de votação. 

O Governo de São Paulo, por exemplo, anunciou passe livre nos serviços de Metrô, trens, ônibus da EMTU e demais coletivos intermunicipais (operados por empresas como Viação Cometa, Piracicabana, Fênix, Santa Cruz, Ultra etc). 

Além disso, parte das prefeituras também determinou o passe livre, como a da capital paulista. A cidade terá uma frota extra de 2.000 ônibus, 41% acima daquela de domingos normais — o mecanismo é o mesmo em relação ao adotado no primeiro turno.

Veja como os serviços vão funcionar:

Órgãos de transporte estadual

- Passe livre no Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais das 6h às 20h
- Ônibus intermunicipais, com isenção durante as 24 horas de domingo (30)
- Balsas seguirão com as cobranças de tarifa normalmente

Ônibus municipais em SP

- Passe livre das 6h às 20h
- Catracas não funcionarão. Quem entrar pela porta traseira descerá pela traseira e quem entrar pela dianteira descerá pela dianteira

Decisões

A decisão de conceder o passe livre foi tomada pela Prefeitura de São Paulo na segunda-feira (24) e atendeu a pedidos de movimentos da sociedade que buscam uma menor abstenção nas eleições.

Já a gestão Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a liberação da gratuidade no transporte apenas na quinta-feira (27), uma hora depois de uma decisão judicial determinar que o passe livre fosse concedido. 

No estado, quase 7,5 milhões de pessoas deixaram de votar no primeiro turno, o que representa 21,61% de abstenções. O número é próximo da média histórica, com exceção das eleições de 2020, ocorridas durante a pandemia de Covid-19, quando 27% do eleitorado se absteve.

Últimas