São Paulo Museu do Ipiranga (SP) reabre hoje ao público em geral, com ingressos esgotados até domingo (11)

Museu do Ipiranga (SP) reabre hoje ao público em geral, com ingressos esgotados até domingo (11)

Passeio é gratuito até 6 de novembro, mas precisa ser agendado. O espaço, que ficou fechado por nove anos, foi reformado

  • São Paulo | Do R7

Visitação ao Museu do Ipiranga precisa ser agendada, e os ingressos estão esgotados

Visitação ao Museu do Ipiranga precisa ser agendada, e os ingressos estão esgotados

Rovena Rosa/Agência Brasil

O Museu do Ipiranga reabre nesta quinta-feira (8) ao público em geral, mas já está com agendamento esgotado até o dia 11. O espaço ficou fechado por nove anos para reforma. Agora, foi totalmente restaurado e dobrou de tamanho. A reinauguração aconteceu durante a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

São 11 exposições, com recursos multimídia e salas educativas, além de um novo mirante.

Para adquirir os ingressos, o público deve acessar o site https://museudoipiranga.org.br/. Eles serão gratuitos nos primeiros 60 dias.

No dia 6, houve um evento com autoridades e patrocinadores e, no 7 de Setembro, foi a vez da inauguração simbólica, para 200 estudantes de escolas públicas e trabalhadores da obra de recuperação e seus familiares.

O museu, que fica na rua dos Patriotas, 20, fecha às segundas-feiras e abre de terça a domingo, das 11h às 16h. A partir do dia 13, terá o horário estendido até as 17h.

Durante a visita, o uso de máscara é facultativo. Neste mês, não há agendamento para grupos e o serviço de guarda-volumes está interrompido.

O estacionamento do museu tem vagas disponíveis apenas para idosos e pessoas com deficiência.

Restauro

O projeto teve como objetivo a restauração e a modernização do Museu do Ipiranga. Todo o edifício, patrimônio tombado nas três esferas do governo, está aberto para visitação pública, com exposições e acessibilidade universal. Também o parque da Independência foi revitalizado e as fontes, reativadas.

As exposições de longa duração têm os temas: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Há novos mobiliários, projeto de iluminação e multimídia e restauração de acervos.

O espaço ganha uma nova área, de 6.800 metros quadrados, com sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório e loja. A expectativa é atender um público de mais de 500 mil visitantes por ano.

Últimas