Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Número de vítimas de homicídio aumenta 37,3% na capital paulista em março

Casos de latrocínio, no entanto, registraram queda entre fevereiro e março deste ano

São Paulo|Do R7

Assassinatos aumentaram de 89 para o 118 em março deste ano
Assassinatos aumentaram de 89 para o 118 em março deste ano EDISON TEMOTEO/ESTADÃO CONTEÚDO

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou as estatísticas de criminalidade da capital paulista do mês de março na manhã desta quinta-feira (25). Os dados indicam que o número de vítimas de homicídios dolosos passou de 91 para 125 entre fevereiro e março deste ano, um aumento de 37,3%. O número de homicídios dolosos cresceu 32,5% e passou de 89 para 118.

No comparativo com 2012, esses dois indicativos também aumentaram. No primeiro trimestre do ano passado foram 258 casos com 274 vítimas contra 305 homicídios e 325 vítimas este ano.

De acordo com o balanço da SSP, houve diminuição tanto dos casos quanto do número de vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte). Os dois índices caíram de 15 (em fevereiro) para 10 (em março). No entanto, os números são superiores aos registrados nos mesmos meses do ano passado quando houve oito casos e oito vítimas de latrocínio em março. 

Leia mais notícias de São Paulo


Além disso, também houve aumento em março do número de lesão corporal dolosa, estupro, roubo de veículos, roubo a banco e roubo de cargo.

Mais prisões


Segundo a assessoria de imprensa da SSP, apesar das altas nos indicativos, "houve também mais prisões no trimestre. Os dados da CAP apontam que, nos três primeiros meses do ano, houve um aumento de 17,01% nas prisões – de 35.539 no ano passado para 41.585 em 2013. Trata-se da maior quantidade, em números absolutos, de pessoas presas desde 2001. Naquele ano, no primeiro trimestre, foram registradas 26.932 prisões".

Ainda de acordo com a assessoria, as polícias paulistas também realizaram mais apreensões de drogas ou prisões de traficantes no trimestre. O indicador de produtividade teve uma melhora de 14,89%, com 1.526 flagrantes a mais — de 10.247 nos três primeiros meses do ano passado para 11.773 no mesmo período deste ano.


Onda de violência

Após meses de violência no final do ano passado, São Paulo voltou a registrar assassinatos durante a madrugada em 2013. A "nova onda de violência" deixou nove mortos e nove feridos entre a tarde do dia 5 de fevereiro e a madrugada do dia 6. Os crimes aconteceram em cidades como Jandira, Osasco e Carapicuíba e também na zona sul da capital. Em todos os casos, os atiradores estavam em um carro preto.

Além disso, na última quarta-feira (24), a Polícia Civil declarou que vai pedir a prisão temporária de dois policiais militares, já detidos administrativamente na Corregedoria da PM desde sábado (20), e de dois vigilantes. Eles são suspeitos de participação em um grupo de extermínio que age na Grande São Paulo. Na semana passada, onze pessoas foram baleadas e quatro delas morreram em ataques ocorridos em Osasco e Carapicuíba. Uma força-tarefa foi montada para investigar as mortes. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.