Obra na pista principal do aeroporto de Congonhas é concluída
Aeronaves de grande porte voltam a realizar pousos e decolagens a partir de domingo (6). Primeira aterrissagem acontece às 10h05
São Paulo|Letícia Dauer, da Agência Record

A pista principal do Aeroporto de Congonhas voltará a receber pousos e decolagens neste domingo (6), após a conclusão de obras que custaram R$ 11,5 milhões e duraram 32 dias. A primeira operação programada é a chegada do voo 3009, da Latam, marcado para as 10h05.
Leia também

Mãe tenta provar inocência de filho preso na Grande São Paulo

Sindicatos entram com ação contra volta às aulas no estado de SP

Homem entra em coma após ser agredido por entregador em SP

Justiça penhora bens da mãe de Maluf para indenizar cidade de SP

Caso Edson: veja tudo que se sabe sobre o desaparecimento
De acordo com a Infraero, a reforma do pavimento deixa a pista mais segura, com mais capacidade de escoamento da água de chuva e maior aderência para os pneus das aeronaves.
O trabalho incluiu a fresagem do revestimento asfáltico antigo, a execução de camada estrutural de concreto asfáltico com grooving na região das cabeceiras e aplicação de uma camada superficial porosa de atrito, além de sinalização horizontal.
A decisão de realizar obras entre os meses de agosto e setembro, segundo a Infraero, levou em consideração a baixa incidência de chuvas na capital paulista.
Durante o período que a pista principal esteve em obras, Congonhas seguiu recebendo pousos e decolagens na pista auxiliar com aeronaves de menor porte, como ATR-72 e Caravan, conforme condições estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em conjunto com o aeroporto, empresas aéreas e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Além disso, aeronaves de porte maior, como Boeing 737 e Airbus 320, puderam ter em Congonhas um estacionamento, já que a pista auxiliar pôde receber voos de traslado (sem passageiros).













