Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Planetário do Ibirapuera terá programação especial para o eclipse

Evento começa às 13h de domingo, com uma sessão de projeção do planetário e explicações sobre o fenômeno, e segue até às 5h de segunda

São Paulo|Ana Maria Guidi, do R7*

Planetário do Ibirapuera terá 16h de programação
Planetário do Ibirapuera terá 16h de programação Planetário do Ibirapuera terá 16h de programação

Com 16 horas de programação, o Planetário Aristóteles Orsini, localizado no Parque Ibirapuera, sediará, no domingo (20) o evento "Eclipse da Razão", em celebração ao eclipse total da Lua que acontece na madrugada do dia 21.

Em parceria com o grupo N.A.V.E. (Núcleo Autônomo de Viagens Espaciais), o evento, que acontece na parte interna e externa do prédio, começa às 13h de domingo, com uma sessão de projeção do planetário e explicações sobre o fenômeno, e segue até às 5h da segunda-feira (21), próximo ao chafariz do parque, onde o eclipse será projetado em tempo integral.

Veja também: Doria promete privatizar parque Ibirapuera e estádio do Pacaembu

Além da observação do céu por telescópios, o evento "Eclipse da Razão" promoverá também conversas com astrofísicos, música eletroacústica, performances audiovisuais, peça de teatro, leitura de poemas, espetáculo de mágica, palestras e um sarau poético.

Publicidade

Inaugurado em janeiro de 1957, o planetário ficou fechado por três anos. O espaço reabriu em 2016 e, desde então oferece programação para todas as idades.

As datas e horários dos eventos, além da programação completa do "Eclipse da Razão" estão disponíveis no site da prefeitura.

Publicidade

Superlua de sangue

O eclipse acontecerá porque a lua será encoberta pela sombra da Terra, que estará alinhada entre o astro e o Sol, impedindo que os raios de luz cheguem na lua diretamente. O efeito avermelhado do fenômeno foi apelidado de "lua de sangue".

Neste domingo, para completar, o eclipse acontecerá em um momento em que a lua está mais perto da Terra aparentando estar maior no céu – o que é conhecido como "superlua".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.