Polícia Civil realiza operação de combate à pirataria digital
São cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em todo o estado de SP. Polícia faz bloqueios de conteúdo ilegal em sites e aplicativos de streaming
São Paulo|Do R7
A 1ª Delegacia DIG (Departamento Antipirataria do Deic) realiza nesta sexta-feira (1º) a Operação chamada 404 com o objetivo de combater crimes contra propriedade intelectual, principalmente filmes pirateados e exibidos digitalmente. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece simultaneamente em 12 estados.
Leia mais: Família de professora morta na véspera de casamento faz protesto
No Estado de São Paulo, estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. Os alvos são 210 sites e 100 aplicativos. O trabalho de investigação foi coordenado pela equipe especializada. Ao todo, 40 agentes de segurança estão mobilizados nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Rancharia, Marília, Botucatu e Catanduva. A operação tem apoio da Prefeitura e da Guarda Civil Metropolitana.
Veja também: Laudo conclui que menino agiu sozinho na morte de Raíssa Eloá
Além dos trabalhos de campo, são realizados bloqueios e suspensão de sites e aplicativos de streaming com conteúdo ilegal, também desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. A pena para quem pratica esse tipo de crime é de até 4 anos de prisão e multa.