População de rua de São Paulo cresce 60% entre 2015 e 2019
Segundo Censo, o número de moradores de rua saltou de 15 mil para 24 mil no ano passado. Desemprego, drogas e conflitos estão entre os motivos
São Paulo|Do R7
O Censo 2019 da população em situação de rua na cidade de São Paulo indica um aumento de 60% entre 2015 e 2019. Já são 24 mil pessoas, de acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que será divulgado nesta sexta-feira (31). No último Censo de 2015, eram 15 mil pessoas morando nas ruas da capital.
Confira também: Moradores de rua: meu teto é o céu
De acordo com a prefeitura, há um conjunto de fatores que levam as pessoas às ruas, entre eles a crise econômica, desemprego, baixa renda, conflitos familiares, falta de moradia, uso abusivo de álcool e drogas. Esses aspectos, segundo a prefeitura, serão investigados na segunda fase da pesquisa, que envolve o levantamento qualitativo.
Leia mais: Laudo preliminar aponta que família foi morta a pauladas em SP
Veja também: Investimento público do estado de SP é o mais baixo em dez anos
O Censo completo será conhecido nesta sexta-feira em coletiva na prefeitura, onde serão detalhados os dados e os novos projetos que serão adotados pelo município. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é a responsável por executar a gestão da Política Nacional de Assistência Social por meio de trabalho socioeducativo e oferta de serviços da rede às pessoas em situação de rua.