Cinquenta ônibus elétricos entram para a frota de coletivos da capital paulista
Novos veículos foram adquiridos pelas concessionárias quase um ano após medida que proíbe a compra de coletivos a diesel
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta segunda-feira (18) os 50 novos ônibus elétricos, movidos a bateria, que irão renovar a frota da cidade.
Os novos veículos foram divulgados quase um ano após medida proibir a compra de coletivos a diesel.Até junho, apenas um veículo elétrico tinha sido incorporado à frota, que conta ainda com 201 trólebus e 19 movidos a bateria.
Agora, a cidade passa a ter 270 veículos elétricos em circulação.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O Programa de Metas da Prefeitura tem como objetivo dispor de 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024, o equivalente a 2.400 veículos.
“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo ao Brasil e ao mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo que é um compromisso”, afirmou o prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
Além disso, essa meta também visa a cumprir a Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a erradicação desse poluente até 2038.
“Conseguimos ampliar a nossa frota de veículos a bateria, chegando a 69 veículos, tudo com o objetivo de nos tornarmos, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana com ônibus movidos a energia limpa, graças a todo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo”, disse o secretário-executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda.
Em outubro de 2022, Nunes anunciou que a incorporação de novos veículos à frota de ônibus da cidade se dará apenas por meio de unidades elétricas.
Leia também
Com a mudança, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam ao cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na lei nº 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos.
Nova frota
Dos 50 novos veículos elétricos adquiridos pelas concessionárias, 25 são da Transwolff, 12 da Transpass, 12 da Ambiental e um da Campo Belo. Os modelos irão substituir parte de sua frota de ônibus a diesel.
Com os novos veículos, o número de ônibus a bateria mais do que triplica. Agora, São Paulo passa a ter ônibus de tração elétrica nas zonas sul, leste e oeste, além da região central.
Para esses veículos, as concessionárias firmaram contrato com a Enel X para a disponibilização de veículos e infraestrutura de recarga necessários nas garagens, em substituição ao abastecimento dos veículos movidos a diesel.
Os ônibus elétricos terão suas baterias recarregadas nas garagens durante a noite, e a autonomia permitirá que operem durante todo o período diurno.
Placas de trânsito apagadas, tortas ou escondidas colocam em risco a segurança do motorista em SP