São Paulo Prefeitura suspende coleta de lixo e contingência serviços em SP

Prefeitura suspende coleta de lixo e contingência serviços em SP

Rodízio e coleta de lixo serão suspensos nesta sexta (25) e serviços como o Samu e a merenda escolar podem ficar prejudicados na próxima semana

  • São Paulo | Márcio Neves, do R7

Frota de ônibus será reduzida nesta sexta-feira (24) na cidade de São Paulo

Frota de ônibus será reduzida nesta sexta-feira (24) na cidade de São Paulo

Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Prefeitura de São Paulo divulgou uma nota no ínicio da noite desta quinta-feira (24) que informa que estará adotando o contigenciamento nos serviços públicos em função da continuidade da greve dos caminhoneiros.

Haverá mudanças no intervalo das linhas de ônibus, incluindo a possível redução da frota que deve chegar a 50% em toda a cidade. "A Prefeitura está empenhada em minimizar os transtornos causados pela greve e recomenda à população que evite deslocamentos desnecessários nesta sexta-feira", diz ainda a nota.

Prefeitura suspende coleta de lixo e contingência serviços em SP

O alerta diz ainda que a coleta de lixo também será suspensa nesta sexta-feira (24) e que os serviços de atendimento de urgência do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), estão assegurados, mas podem ficar comprometidos se a paralisação continuar na próxima semana, assim como a distribuição de merenda nas escolas municipais. 

Confira abaixo os serviços e o plano de contigenciamento divulgado pela Prefeitura: 

Transportes

A SPTrans informa que a manutenção da greve nacional dos caminhoneiros, que prejudica o abastecimento de combustível para o sistema municipal de transporte, pode afetar a circulação de cerca de 50 % da frota de ônibus da cidade nesta sexta-feira (25/5).
Linhas Noturnas
Operação de 50% da frota, equivalendo a:
- Linhas com intervalos de 15 minutos passarão para 30 minutos.
- Linhas com intervalos de 30 minutos passarão para 60 minutos.
Linhas Diurnas
Considerando o mapeamento efetuado junto às empresas operadoras, estima-se uma redução da frota na ordem de 50% em todas as regiões da cidade.

Em razão disso, o rodízio municipal de veículos está suspenso novamente. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças.
Durante o início da manhã desta quinta-feira, as empresas conseguiram circular com até 97% da frota programada porque abasteceram seus veículos por meios alternativos ou se utilizaram do estoque que ainda dispunham. A frota de trólebus está 100% operacional.
No período de entrepico, a São Paulo Transporte (SPTrans) autorizou as empresas de ônibus a reduzir em até 40% a frota em operação no horário como forma de garantir a operação da frota no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 85% da frota prevista circulando, assegurando o máximo de atendimento para a população.
Em negociação mantida pela administração municipal com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, ficou acertado que, à diferença do que ocorre normalmente, a CPTM e o Metrô vão manter 100% de suas frotas em operação no período de entrepico para compensar a ausência de parte dos ônibus.

Coleta de lixo

A AMLURB informa que a coleta de resíduos domiciliares (lixo comum e recicláveis) estará suspensa nesta sexta-feira. Diante disso, a Prefeitura pede que os munícipes não coloquem o lixo para fora até a retomada da operação dos caminhões. Serviços críticos como a limpeza de pós feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares, no entanto, serão executados normalmente. Os Ecopontos também estarão fechados. Os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros, impedindo a chegada dos caminhões aos aterros. Os serviços de limpeza urbana como a varrição de vias e logradouros serão reduzidos.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que todas as unidades estão funcionando normalmente e que, até o momento, não houve registro de falta de medicamento ou de outros insumos.
Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) informa que todas os veículos operacionais foram abastecidos estrategicamente entre a noite desta quarta-feira (23) e a manhã desta quinta-feira (24). Além disso, foi feita uma reserva de combustível para possíveis faltas e o abastecimento de ambulâncias reservas. Sendo assim, o serviço de atendimento do Samu-SP segue normalizado.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas estão mantidas em toda a rede. A merenda escolar está garantida nesta sexta-feira. A partir de segunda-feira, no entanto, pode haver impacto na entrega de produtos perecíveis. Os demais insumos são mantidos em estoque e serão preparados normalmente. A partir de segunda também pode haver problemas na entrega do programa Leve-Leite.

Últimas