Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presídios terão sistema de vigilância aérea antidrone em São Paulo

Equipamento consegue neutralizar ação de drone invasor, interferindo na comunicação entre o aparelho clandestino e seu operador

São Paulo|

Equipamentos do novo sistema de segurança dos presídios de São Paulo
Equipamentos do novo sistema de segurança dos presídios de São Paulo Equipamentos do novo sistema de segurança dos presídios de São Paulo

Os presídios de São Paulo terão um novo reforço na segurança. O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (5) um sistema inédito de combate a drones para barrar tentativas de acesso ao espaço aéreo da penitenciárias.

Segundo o governo estadual, é a primeira vez que a solução é instalada num presídio na América Latina – no mundo todo, cerca de 40 unidades prisionais têm o sistema em funcionamento. 

Leia também: Delegadas de SP lançam Movimento de Mulheres na Segurança Pública

“A polícia de drones se mostrou um êxito em ação preventiva e no apoio à inteligência. Por doação da empresa chinesa Hikvision, também temos um antidrone que será utilizado no sistema prisional. É um drone que neutraliza outros drones que possam ser utilizados por facções criminosas para portar drogas ou armas sobre os presídios de São Paulo. É o primeiro equipamento antidrone do Brasil”, disse Doria. A doação do sistema antidrone foi recebida pelo governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária.

Publicidade

O equipamento combina detecção de frequências e ondas de rádios, áudio e sensor óptico. Após a localização e confirmação do drone invasor, entra em ação o sistema do antidrone, que embaralha a comunicação entre o equipamento clandestino e seu operador.

O operador do sistema antidrone pode escolher entre forçar a aterrissagem do drone invasor, retorno do aparelho suspeito à base de origem ou até sua destruição, mantendo-o suspenso em voo até o esgotamento completo da bateria, o que leva à queda do equipamento. Após treinamento, o sistema será operado pelos agentes da Administração Penitenciária.

Publicidade

As unidades que serão cobertas pelo serviço antidrone estão localizadas na Grande São Paulo. Outras informações serão mantidas em sigilo por razões de segurança.

Bikepols

Publicidade

Além dos drones, foram entregues 100 bicicletas elétricas para a Polícia Militar ampliar o policiamento com bikes na capital, denominado Bikepol.

Os veículos foram doados pela iniciativa privada e fabricados por uma empresa nacional. Com a nova aquisição, 200 bikes elétricas passam a colaborar com a segurança dos paulistanos até o final do ano, conforme cronograma previsto pela atual gestão. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.