Projeto oferece cursos online para jovens de baixa renda de São Paulo
Iniciativa busca empregar ao menos 70% dos alunos ao final do curso nos ramos de administração, inovação e tecnologia. Inscrições são gratuitas
São Paulo|Brendo Silva*, do R7

Um projeto promove formação e capacitação profissional para jovens de baixa renda da cidade de São Paulo através de cursos gratuitos com aulas online. A iniciativa tem meta de 70% de contratação dos jovens inscritos, por empresas parceiras do programa.
O “Start Gerdau” é uma parceria das empresas Accenture, idealizadora do programa, Gerdau e o Instituto Ser+. As inscrições para o curso estarão abertas até o dia 31 de julho e estão disponíveis somente para jovens de 18 a 24, que tenham ensino médio completo ou que estejam em processo de conclusão, em instituições públicas.
Leia também: Prefeitura prevê aumento por escolas de educação infantil
Os inscritos devem ter renda familiar inferior a um salário mínimo por morador e não ter vínculo empregatício atual. Uma das metas do projeto é o ingresso de no mínimo 70% dos alunos formados em setores como administração, inovação e tecnologia.
Leia também: "É preciso investir na qualidade do ensino remoto", diz especialista
Com o intuito de assegurar a igualdade de acesso ao mercado de trabalho, o projeto destina 55% de vagas exclusivas para mulheres. Os jovens formados pelo programa são encaminhados para processos de recrutamento em empresas parceiras e têm acompanhamento de até seis meses após o fim do curso para ingresso no mercado de trabalho.
As aulas vão durar cerca de três meses e estão previstas para começarem na primeira semana de setembro, com término no mês de dezembro.
*Estagiário sob supervisão de Ingrid Alfaya