Reconhecimento facial captura foragido por homicídio no Brás quatro horas após mandado
Sistema Smart Sampa ajudou a GCM a localizar Diego Henrique Rodrigues, acusado de homicídio qualificado em Minas Gerais
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) prendeu nesta terça-feira (12) no Brás, em São Paulo, um homem condenado por homicídio qualificado em Minas Gerais. A captura aconteceu apenas quatro horas depois da emissão do mandado de prisão, graças ao sistema de reconhecimento facial Smart Sampa.
As câmeras do programa identificaram Diego Henrique Rodrigues na Rua João Teodoro, região do Brás, no centro da capital.
As imagens foram enviadas em tempo real à central de videomonitoramento, que acionou equipes da GCM do Comando Operacional Centro. A abordagem ocorreu sem resistência.
Rodrigues tinha mandado expedido pela Vara de Execuções Criminais de Ribeirão das Neves (MG) por evasão do sistema prisional.
Veja o momento da prisão:
Leia mais
Ele cumpria pena por homicídio qualificado e ainda tem quatro anos, 11 meses e 23 dias de prisão em regime fechado para cumprir. Após a captura, ele foi encaminhado ao 8º Distrito Policial e ficou à disposição da Justiça.
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento urbano da América Latina, com 31,6 mil câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, desde novembro de 2024, a tecnologia possibilitou a prisão de 1.631 foragidos, sendo 1.311 apenas em 2025. No mesmo período, 3.093 pessoas foram presas em flagrante e 79 desaparecidos foram localizados.
Perguntas e respostas
O que aconteceu?
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu um homem condenado por homicídio qualificado em Minas Gerais. A captura aconteceu quatro horas após a emissão do mandado de prisão, com a ajuda do sistema de reconhecimento facial Smart Sampa.
Quem foi o homem preso e qual era a sua situação legal?
O homem preso é Diego Henrique Rodrigues, que tinha um mandado expedido pela Vara de Execuções Criminais de Ribeirão das Neves (MG) por evasão do sistema prisional. Ele cumpria pena por homicídio qualificado e ainda tinha 4 anos, 11 meses e 23 dias de prisão em regime fechado.
Como a GCM localizou Diego Henrique Rodrigues?
As câmeras do programa Smart Sampa identificaram Diego Henrique Rodrigues na Rua João Teodoro, na região do Brás. As imagens foram enviadas em tempo real à central de videomonitoramento, que acionou as equipes da GCM do Comando Operacional Centro para a abordagem, que ocorreu sem resistência.
Qual é a importância do sistema Smart Sampa?
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento urbano da América Latina, com 31,6 mil câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Desde novembro de 2024, a tecnologia possibilitou a prisão de 1.631 foragidos, sendo 1.311 apenas em 2025. Além disso, 3.093 pessoas foram presas em flagrante e 79 desaparecidos foram localizados durante o mesmo período.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














