Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Registros de estupros voltam a crescer em São Paulo

Assassinatos e latrocínios (roubo seguido de morte) registraram queda no acumulado entre janeiro e abril de 2019

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Registros de estupros voltam a subir em SP
Registros de estupros voltam a subir em SP Registros de estupros voltam a subir em SP

A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) divulgou, nesta sexta-feira (24), as estatísticas criminais referentes ao mês de abril. Após dois meses de queda, o número de registros de estupros foi maior do que o mesmo mês do ano anterior.

De acordo com os dados, em abril deste ano 1.018 registros de estupros, enquanto o mesmo mês de 2018 registrou 959 casos do crime sexual. No acumulado do ano, no entanto, 2019 segue em queda: nos quatro primeiros meses houve 4.062 registros e, no mesmo período o ano passado, foram registrados 4.177 ocorrências.

Do total de registro deste ano, segundo os dados oficial, 73,8% dos casos foram cometidos contra pessoas vulneráveis. As informações da SSP-SP apontam que 3.001 registros de estupro entre janeiro e abril de 2019 a vítima estava em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Em 2018, São Paulo registou 32 casos de estupros por dia

Publicidade

Conforme o Código Penal, é considerado estupro de vulnerável fazer sexo com menores de 14 anos ou "com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência".

Homicídios e latrocínios caem

Publicidade

As estatísticas divulgadas pela secretaria ainda apontam novas quedas nos casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e latrocínios (roubo seguido de morte) no Estado de São Paulo.

Segundo os dados oficiais, entre janeiro e abril deste ano, 998 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos e 55 pessoas morreram após seram roubadas. No mesmo período do ano passado houve 1.075 vítimas de homicídios e 94 de latrocínios.

Diferentemente das gestões anteriores, o Governo João Doria (PSDB) não concede entrevista coletiva para divulgar e esclarecer os dados estatísticos dos crimes em São Paulo. Questionada durante a divulgação dos dados anteriores, a pasta disse que terão apenas "a publicação dos índices na internet".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.