Segundo o órgão, os furtos diminuíram 36%
Edu Garcia/R7 - 19.01.2023A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou em nota, nesta quinta-feira (2), que o número de roubos e furtos reduziu "drasticamente" na região da Cracolândia, localizada no centro de São Paulo, desde que os índices criminais passaram a ser monitorados pela Coordenadoria de Análises e Planejamento (CAP).
Este levantamento foi divulgado um dia após uma loja de eletrônicos ser invadida e ter mercadorias furtadas na rua Santa Ifigênia, causando prejuízo de R$ 80 mil. — (Relembre o caso abaixo).
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
"Desde abril, quando o monitor foi lançado pela SSP, os roubos diminuíram 52%. Na semana observada entre 27 de março e 2 de abril - início da medição -, foram contabilizados 190 roubos. No último período observado, de 23 a 29 de outubro, a polícia registrou 91 casos", disse a Secretaria.
Segundo o órgão, os furtos também foram impactados pelo reforço no policiamento e outras ações integradas entre o governo do estado e a prefeitura de São Paulo na região. Na primeira semana do levantamento, foram 311 furtos relatados. De 23 a 29 de outubro, a polícia registrou 198 crimes da mesma natureza, portanto, uma redução de 36%.
O levantamento realizado pelo Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso é feito com base nos registros criminais ocorridos nas regiões do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e do 77º (Santa Cecília).
Na comparação anual, quando a atual semana é confrontada com igual período de 2022, os índices também apontam para redução nos crimes praticados na região da Cracolândia.
De 23 a 29 de outubro deste ano, foram registrados 91 roubos, 39% a menos que a quantidade de boletins de ocorrências elaborados no mesmo período de 2022 (149 casos). Já os furtos caíram 41%, passando de 333 (no ano passado) para 198 registros feitos de 23 a 29 de outubro de 2023.
Uma loja de eletrônicos foi invadida e teve mercadorias furtadas na rua Santa Ifigênia, próximo à área da cracolândia, na região central de São Paulo, por volta das 21h da última quarta-feira (1°).
Imagens a que a Agência Record teve acesso mostram um grande grupo de pessoas ao arrombar o portão do comércio, chamado Carlos Eletrônico.
De acordo com Ângela, dona do estabelecimento, todos os acessórios, celulares de clientes, notebooks e uma máquina, utilizada para reparar os equipamentos, foram levados. O prejuízo total é de quase R$ 80 mil.
A proprietária gravou vídeos do estado da loja após a invasão.