Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde monta força-tarefa em SP para prevenir pernilongos e dengue

Entre os dias 10 e 12, serão feitas ações de combate a mosquitos na Lapa, Pinheiros, Cidade Ademar e Santo Amaro, que têm a maior incidência

São Paulo|Do R7

Caminhões fazem o "fumacê" contra os mosquitos ao longo do rio Pinheiros
Caminhões fazem o "fumacê" contra os mosquitos ao longo do rio Pinheiros Caminhões fazem o "fumacê" contra os mosquitos ao longo do rio Pinheiros

A Secretaria Municipal de Saúde faz uma força-tarefa neste fim de semana e feriado para combater pernilongos (culex quinquefaciatus) e o mosquito da dengue (aedes aegypt) nos bairros da Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Cidade Ademar, Campo Limpo e Santo Amaro, onde há maior incidência do problema. As regiões respondem por cerca de 60% das demandas de munícipes feitas no SP 156. 

As equipes da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) vão intensificar a aplicação de inseticida e larvicida por meio da técnica chamada UBV (Ultra Baixo Volume). O método é considerado um dos mais eficientes por atacar diretamente o alvo a ser controlado, além de ser mais econômico, minimizando os impactos ecológicos.

Leia mais: Abaixo-assinado pede ação contra mosquitos no rio Pinheiros

A Secretaria Municipal Saúde já realizou aplicação de inseticida e larvicida em bairros de todas as regiões da cidade, entre os dias 7 e 9 de outubro. A prefeitura promete repetir a ação ao longo de todo verão, quando as temperaturas mais elevadas propiciam o crescimento da população de mosquitos.

Publicidade

A aplicação de inseticida, por meio de termonebulização, ocorre desde o início de agosto. De acordo com a prefeitura, outras ações preventivas são realizadas como: monitoramento quinzenal de córregos da região, envio de relatórios mensais à Divisão de Vigilância em Zoonoses e à Subprefeitura local, solicitação de manutenção e limpeza de bueiros e galerias, vistorias, mapeamento e diagnóstico de área e aplicação de inseticida.

Veja também: Após reclamação sobre pernilongos, caminhões pulverizam rio Pinheiros

Publicidade

No último mês, foram compradas 30 picapes para carregar as mini UBVs, responsáveis pela nebulização de inseticida e larvicida biológicos. Segundo a prefeitura, foi dobrada a capacidade atual de combate aos mosquitos nas zonas periféricas, próximas a rios e córregos e nas ações casa a casa.

As aplicações nas margens do rio Pinheiros são realizadas em parceria com a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Desde 2019, o governo do estado faz o desassoreamento do rio, remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática. Já foram retirados 240.595 m³ de sedimentos e mais de 12 mil toneladas de lixo flutuante. 

Publicidade

Leia ainda: Calor dá folga e feriadão em SP começa com chuva e tempo encoberto

A frequência de monitoramento das 202 áreas cadastradas como prioritárias (críticas para a proliferação de mosquitos) é mensal. 

Denúncias e reclamações

O canal para solicitações sobre mosquitos é o São Paulo 156. A população deve fazer a parte dela evitando deixar água parada em casa ou em objetos que possam contribuir para a proliferação de mosquitos, os chamados criadouros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.