Logo R7.com
RecordPlus

Sem-teto querem garantias para deixar Portal do Povo

São Paulo|Do R7

  • Google News

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) quer garantias de que novas moradias estão sendo construídas para deixar a ocupação Portal do Povo, na região do Morumbi, na zona sul. De acordo com uma das coordenadoras do MTST, Ana Paula Almeida, com a aprovação do Plano Diretor, a Prefeitura já pode viabilizar os terrenos para as moradias populares.

Os integrantes do movimento prometem fazer novos protestos nesta quarta-feira, dia 23, contra a reintegração de posse determinada pela Justiça do terreno. A concentração será no vão livre do Masp, a partir das 13h. Os ativistas irão marchar pela Avenida Paulista com o apoio de sem-teto de outras ocupações.


O movimento afirma que o terreno está abandonado há 20 anos, "servindo apenas para a especulação imobiliária, não cumprindo sua função social de acordo com a Constituição Federal". Ainda segundo o MTST, cerca de 4.000 famílias vivem no acampamento. Os sem-teto reivindicam o terreno de 200 mil metros quadrados. Deste total, de acordo com a construtora Even, 60 mil metros quadrados pertencem à empresa.

A Even informou ainda que "a liminar para a reintegração de posse do terreno já foi expedida e está em fase de cumprimento". A empresa também afirmou que "confia na Justiça para o garantir o direito à propriedade privada, previsto na Constituição Federal". A Even afirma que é dona do terreno há três anos, que todos os impostos referentes ao espaço estão pagos e que, logo após ter comprado o terreno, protocolou na Prefeitura um pedido para construir um empreendimento. A empresa disse ainda que não participou da negociação de prorrogação do prazo para a reintegração de posse do terreno.


MTST marca protesto pela ocupação do Portal do Povo

Integrantes do MTST ocupam sede de construtora em São Paulo

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.