Sistema Cantareira mantém sequência de quedas e volume de água chega aos 17%
Reservatórios do Alto Tietê e Guarapiranga também apresentaram diminuição no volume
São Paulo|Do R7

O nível de água do Sistema Cantareira caiu 0,1 ponto percentual nesta segunda-feira (21). Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o reservatório passou de 17,1%, registrado no domingo (20), para 17% nesta segunda. Há exatamente um ano, o volume de água era de 54%.
Nas outras represas, o Sistema Alto Tietê passou de 22,6% para 22,4% e foi mais um que apresentou diminuição em seu nível. O Sistema Guarapiranga também recuou e o manancial chegou a 67,7%.
Passados quatro meses do anúncio feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o polêmico projeto de transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira continua sem consenso com os Estados vizinhos e sob o risco de não sair do papel neste ano.
Leia mais notícias de São Paulo
Em março, o Alckmin havia dito que iniciaria a obra de R$ 500 milhões até julho para conclui-la em 14 meses. Agora, o governo paulista disse que vai detalhar a proposta, que visa a socorrer o manancial em crise, apenas em setembro.
O Estado de São Paulo continua vivendo a pior crise hídrica na sua história recente. Desde o dia 11, o Sistema Cantareira, principal reservatório de água que abastece a Grande SP, está trabalhando apenas com os 182,5 bilhões de litros da água do volume morto.
Estimativas feitas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) apontam que essa reserva deve durar até outubro ou novembro. Nesse período, a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) depende que as chuvas voltem a cair no manancial, normalizando os reservatórios. Desta forma, o abastecimento estaria garantido até março de 2015.













