Logo R7.com
RecordPlus

Sobe para 17 o número de mortos em Itaoca, no interior de SP, por conta das chuvas

Tempestade atingiu cem casas e deixou 80 famílias desabrigadas; nove estão desaparecidos

São Paulo|Do R7, com Agência Record

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Cidade decretou estado de calamidade pública, devido condições
Cidade decretou estado de calamidade pública, devido condições

As chuvas que atingiram a cidade de Itaoca, no interior de São Paulo, na noite e madrugada dos dias 12 e 13 de janeiro, já causaram 17 mortes, segundo o último levantamento da Defesa Civil. 

Ainda de acordo com o órgão estadual, cerca de cem casas foram afetadas e até o momento nove pessoas estão desaparecidas. Quatro pessoas se encontram hospitalizadas e aproximadamente 80 famílias — 332 pessoas — estão desalojadas.


Devido às condições da cidade, a prefeitura decretou estado de calamidade pública, que já foi homologado por decreto do governador Geraldo Alckmin e reconhecido também pela União. Na última terça-feira (14), Alckmin anunciou a construção de 90 casas no município para as famílias que tiveram as moradias atingidas.

Leia mais notícias de São Paulo


Diversos órgãos estão presentes no local para ajudar e resgatar às vítimas das cheias, como a própria Defesa Civil, o Instituto Geológico, o Corpo de Bombeiros e o Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências). A Secretaria de Saúde enviou também uma equipe, formada por médico e enfermeiro, com vacinas e remédios para atender a população afetada.

Doação


A Defesa Civil informou também que já disponibilizou diversos materiais de ajuda humanitária, como produto de higiene e limpeza e colchões. Ao todo, foram disponibilizados cerca de 300 cestas básicas, 1.000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza.

Chuva dificulta busca por desaparecidos em Itaóca (SP)


Os municípios vizinhos, Apiaí e Ribeira, também têm ajudado, ao disponibilizar caminhões e retroescavadeira para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. Além disso, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está fornecendo água potável e caminhão pipa para ajudar na limpeza. 

E para quem quiser ajudar os moradores atingidos pelas chuvas em Itaoca, a p prefeitura divulgou os números das contas bancárias do Fundo Social da cidade. No banco Bradesco, a agência é a 2027-3 e conta é 1003321-7. No caso da conta SOS Itaoca, a agência é do banco do Brasil, número 3637-4 e conta 100000-4.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.