São Paulo SP cassa honraria de médico acusado de abusos sexuais

SP cassa honraria de médico acusado de abusos sexuais

Revogação da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo foi publicada no diário oficial do município desta quarta-feira (2)

  • São Paulo | Do R7

Nutrólogo teve honrarias cassadas

Nutrólogo teve honrarias cassadas

Reprodução / Record TV

A Câmara Municipal de São Paulo revogou um decreto legislativo de 2016 que concedia a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao nutrólogo Abib Maldaun Neto, que é acusado de abusar das pacientes durante as consultas médicas.

A revogação foi publicada no diário oficial do município desta quarta-feira (2), e é de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM).

O médico foi homenageado na Câmara Municipal em 2016 com a entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. Os vereadores paulistanos já cassaram uma honraria dada ao então médico Roger Abdelmassih, após as inúmeras denúncias de estupro.

Denúncias

Em setembro deste ano, o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) havia recebido 21 denúncias de mulheres contra Maldaun Neto. Segundo o MP-SP, as vítimas ou advogados procuraram o órgão para denunciar a conduta do médico, que tem um consultório nos Jardins, área nobre de São Paulo, e é conhecido por atender diversas celebridades.

Desde que o caso veio à tona, o Ministério Público abriu um canal direto por e-mail para receber as denúncias. Os relatos podem ser enviados para somosmuitas@mpsp.mp.br e serão recebidos por uma equipe especializada do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal, com total sigilo em relação aos dados.

Abib já foi condenado em segunda instância por violação sexual mediante fraude pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mas continuava atendendo com autorização do Cremesp (Conselho Regional de Medicina). Em julho, ele foi condenado a 2 anos e 8 meses de prisão, em regime semiaberto, em um processo que teve início em 2014. Ele recorreu da decisão.

Últimas