São Paulo Eventos ao ar livre cancelados e mais funcionários de plantão: SP se prepara para os temporais de hoje

Eventos ao ar livre cancelados e mais funcionários de plantão: SP se prepara para os temporais de hoje

Defesa Civil diz haver condições para chuvas fortes e ventos de até 100 km/h, cenário semelhante ao do começo deste mês

  • São Paulo | Do R7

Temporais devem atingir parcialmente o estado a partir da tarde hoje

Temporais devem atingir parcialmente o estado a partir da tarde hoje

TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 31.10.2023

Com a possibilidade de temporais e ventos de até 100 km/h neste sábado (18), o Governo de São Paulo e algumas prefeituras anunciaram medidas para aumentar a velocidade de resposta e também para reduzir riscos.

O governador Tarcísio de Freitas montou um gabinete de crise, e ficou definido que 5.000 agentes da Defesa Civil do estado e dos municípios ficarão de prontidão neste fim de semana.

A Enel, concessionária de energia da Grande São Paulo, também informou que aumentará o número de funcionários disponíveis, já que existe o risco de queda de energia generalizada. Haverá 1.200 equipes nas ruas e reforço também na central de atendimento telefônico.

Segundo a Defesa Civil, as condições são semelhantes para a formação de temporais como os do feriado de Finados, quando mais de 2 milhões de consumidores ficaram sem energia em São Paulo.

“Infelizmente, a previsão do tempo alerta e nos mostra que teremos um final de semana parecido com aquele que aconteceu no último dia 3. Temos previsão de ventos que podem chegar a 100 km/h em algumas localidades", afirmou o governador em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17).

A coordenação estadual envolverá também prefeituras e concessionárias de energia, visando reduzir os impactos das quedas de árvore e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível.

Eventos cancelados

A prefeitura da capital cancelou todos os eventos ao ar livre programados a partir das 16h de hoje. Tudo o que estava marcado para domingo e segunda-feira foi mantido, a depender das atualizações da Defesa Civil.

Os parques municipais ficarão abertos ao longo do dia, mas podem ser fechados mais cedo se as condições meteorológicas se alterarem significativamente.

Em Osasco, a prefeitura decidiu adiar a inauguração do Natal Encantado, que aconteceria hoje, devido aos alertas de fortes chuvas e ventos.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que a população esteja atenta às mudanças no tempo e evite áreas arborizadas durante fortes chuvas e rajadas de vento.

"Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência — caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências", diz o órgão em comunicado.

Últimas