SP terá domingo de vacinação contra Covid neste fim de semana
Além da imunização contra a doença, idosos acima de 80 anos poderão receber vacina contra a influenza em todo o estado
São Paulo|Do R7
O estado de São Paulo terá, no próximo fim de semana, o “Domingão da Vacinação” contra a Covid-19 — e contra a influenza, para os idosos acima de 80 anos, anunciou o governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (23).
Neste domingo (27), as 5.000 unidades de saúde dos 645 municípios paulistas estarão abertas das 7h às 19h para a imunização de crianças, principalmente, e a aplicação da terceira e da quarta dose da vacina contra a Covid.
Leia também
O objetivo da medida é ampliar o alcance da vacinação do público infantil. Isso porque, embora 75% desse público já tenha recebido a primeira dose, a segunda só foi aplicada em 34%; 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose em todo o estado, segundo o governo estadual.
Além das crianças, as pessoas elegíveis para receber a terceira dose e os idosos acima de 80 anos aptos à quarta também poderão ir às unidades de saúde no domingo.
“O Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose. Os municípios terão ações especiais para a aplicação da segunda dose nos faltosos, além de ampliar a cobertura vacinal da terceira e quarta dose contra a Covid-19”, afirmou Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização).
Na ação, segundo o governo, serão investidos R$ 5,5 milhões para os profissionais de saúde dos municípios paulistas.
Vacina contra a influenza
A ação deste domingo também disponibilizará a vacinação contra a influenza para idosos acima de 80 anos, com a antecipação de uma semana do prazo anteriormente previsto.
Os idosos que forem aos postos para receber a quarta dose contra a Covid-19 também poderão se vacinar contra a gripe normalmente, de forma simultânea.