Temporal alaga ruas de São Paulo pelo segundo dia consecutivo
Região da Casa Verde, Sé e Ipiranga entraram em estado de alerta após córregos transbordarem. Zona norte da capital foi a mais afetada
São Paulo|Do R7
Pelo segundo dia consecutivo, fortes chuvas atingiram a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (20). O temporal durou de 14h10 às 16h30 e foi ainda mais intenso do que o registrado na segunda-feira. A zona norte da capital foi a mais prejudicada, com ruas e casas alagadas, vias que viraram rios e imagens de carros empilhados após serem arrastados pela correnteza.
Leia também
A chuva começou por volta de 14h10, quando as zonas norte e leste e a região da Marginal Tietê entraram em estado de atenção - que às 15h34 abrangia toda cidade. A situação só se normalizou às 16h30.
Neste período, três regiões entraram em estado de alerta: Casa Verde, Sé e Ipiranga, por conta de córregos que transbordaram.
Na Casa Verde, o córrego Mandaqui, na zona norte, transbordou na altura do cruzamento da rua Zilda com a avenida Engenheiro Caetano Álvares, às 15h20. Na Sé, transbordou o córrego Saracura, na avenida 9 de Julho, perto da rua Major Quedinho, às 16h. No mesmo horário, o córrego Ipiranga estava prestes a transbordar na altura do cruzamento da Praça Leonor Kaupa com a avenida Abraão de Morais.
Em Pirituba, na zona norte, choveu granizo às 15h15.
O número de pontos de alagamento chegou a 29 em toda a cidade, 11 deles na zona norte da capital, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência). Do total, 17 pontos eram intransitáveis.
A área mais afetada foi justamente a da Casa Verde, com seis pontos de alagamento, três deles intransitáveis. Um dos pontos estava na Praça Del Amoroso Neto, próximo à avenida Ordem e Progresso. Outros dois estavam na rua Quirinópolis, nos dois sentidos, na altura da avenida Imirim, e na avenida Inajar de Souza, também nos dois sentidos, próximo à rua Delfim Moreira.
Na avenida Engenheiro Caetano Álvares, carros ficaram empilhados após serem arrastados pelo temporal. Confira as imagens:
Moradores da rua Professora Romilde Nogueira de Sá, uma travessa da avenida Imirim, na zona norte, flagraram a rua tomada pela água. Assista ao vídeo:
Uma casa na rua do Horto, também na zona norte, foi invadida pela água e crianças tiveram que subir em móveis para se protegerem do alagamento. Veja imagens:
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 17h20, foram registrados 44chamados de enchentes - a maioria na zona norte -, 37 de queda de árvores e três de desabamento.
O temporal atingiu também os municípios de Caieiras, Arujá e Guarulhos, na Região Metropolitana.
Confira todos os vídeos registrados durante a chuva desta terça-feira (20):
O trânsito na zona norte foi também o mais prejudicado por conta da chuva. A cidade de São Paulo registrava 83 km de congestionamento às 17h20, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sendo 31 km registrados na zona norte.
Falta de luz
O abastecimento de energia nas zonas norte, leste e central foram os mais afetados pela chuva. De acordo com a concessionária Enel, equipes de campo foram acionadas para atender chamados e restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível.
Ventos
As rajadas de ventos chegaram a atingir 87 km/h no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 14h16. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, a velocidade chegou a 60km/h, às 16h. No Campo de Marte, na zona norte, os ventos atingiram 37 km/h às 15h, segundo o CGE.
Previsão
A previsão é de chuva também na quarta-feira (21). O dia começa com sol e temperatura em elevação. Ao longo da tarde, as nuvens aumentam e há possibildiade de chuvas fracas e isoladas. A noite terá céu encoberto e chuviscos. A temperatura mínima prevista é de 18°C e a máxima, de 26°C.
A quinta-feira (22) será de céu nublado e garoa de noite e de madrugada. A mínima deve ficar em 17°C e a máxima em 25°C.