Torcedor são-paulino morreu após ser atingido por 'bean bag'; munição é usada pela PM
Polícia diz que artefato foi encontrado na nuca de Rafael Garcia e que o caso é investigado
São Paulo|Do R7, com informações da Record TV
O torcedor são-paulino Rafael Garcia, morto no domingo (24) na comemoração do título da Copa do Brasil, foi vítima de uma munição conhecida como "bean bag". Trata-se de um tipo de cartucho que vem sendo usado pela Polícia Militar de São Paulo e que é composto de bolinhas de chumbo cobertas por um tecido sintético, que é pensado para ser uma arma de menor potencial ofensivo.
A informação foi confirmada pela diretora do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Ivalda Aleixo, que revelou que o artefato foi achado na nuca de Rafael Garcia, de 32 anos.
As "bean bags" (sacos de feijão, em tradução literal do inglês) vêm sendo usadas como alternativa às balas de borracha, que já foram alvo de diversas polêmicas. Para causar menos danos, a distância mínima do alvo no uso das "bean bags" deve ser de 6 metros.
A polícia investiga as circunstâncias em que o disparo que atingiu Rafael Garcia teria ocorrido. A diretora Ivalda Aleixo não confirma que o tiro tenha saído necessariamente da arma de um policial e destaca que o caso está sendo investigado. A causa exata da morte também é investigada, de acordo com a diretora.
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), um inquérito policial militar foi aberto, e eventuais excessos por parte dos agentes serão punidos.
O tumulto
Rafael tinha deficiência auditiva e era integrante da ala Surdos e Mudos da torcida organizada Independente Tricolor. A família e amigos denunciam a atuação da polícia, que entrou em confronto com torcedores no entorno do Morumbi.
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) diz que os policiais reagiram à tentativa de torcedores de invadir uma área restrita. Os são-paulinos teriam jogado garrafas e pedras em direção aos policiais, e oito agentes ficaram feridos, segundo a secretaria.
"A polícia interveio com técnicas de menor potencial ofensivo, como jatos d'água". Após o tumulto, o torcedor foi encontrado com grave ferimento na cabeça, foi socorrido, mas não resistiu", divulgou a SSP.
O caso continua sendo investigado.
Grávida assassinada sonhava em ser policial e gostava de ajudar as pessoas
" gallery_id="6514a7e61df97b11b9000002" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/torcedor-sao-paulino-morreu-apos-ser-atingido-por-bean-bag-municao-e-usada-pela-pm-28092023"]