Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que abre e o que fecha em SP durante o feriado do Dia Mundial do Trabalho

Durante o 1º de Maio haverá vacinação contra Covid-19 e influenza; rodízio estará suspenso e corredores de ônibus livres

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Estado

Centro velho da cidade com portas e comércio fechados
Centro velho da cidade com portas e comércio fechados Centro velho da cidade com portas e comércio fechados

Em razão do feriado nacional do Dia do Trabalho na próxima segunda-feira (1º), alguns serviços da cidade de São Paulo terão o funcionamento alterado. O rodízio de veículos estará suspenso no dia, mas a vacinação na rede pública estará disponível para o público elegível.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

As AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) atenderão normalmente. Nesses locais também haverá vacinação contra a Covid-19, influenza e multivacinação.

Publicidade

Veja a seguir como fica o funcionamento de serviços no feriado:

Rodízio

O rodízio municipal de veículos não vigora nesta segunda-feira, assim como as demais restrições existentes na capital:

Publicidade

- Rodízio de veículos pesados (caminhões);

- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);

Publicidade

- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);

- As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.

Ciclofaixas

As ciclofaixas de lazer funcionarão das 7h às 16h.

Praças de atendimento das subprefeituras

As praças de atendimento das 32 subprefeituras estarão fechadas.

Programa ruas abertas

O Programa Ruas Abertas, na avenida Paulista, será suspenso. A via estará livre para circulação de veículos normalmente

Ecopontos e compostagem

Os ecopontos funcionarão das 6h às 22h no sábado (29), e das 6h às 18h no domingo (30) e na segunda-feira. Os pátios de compostagem estarão abertos no fim de semana e no feriado das 14h às 22h. 

Saúde

Mesmo no feriado, as AMAs e UBSs Integradas vão funcionar normalmente, inclusive para a vacinação contra a covid-19, influenza e multivacinação.

Veja a seguir os equipamentos que estarão abertos durante o feriado:

- AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) - das 7h às 19h

- AMAs/UBSs Integradas - das 7h às 19h

- Hospitais Municipais - 24h

- Hospitais Dia - tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h

- Prontos-socorros Municipais 24h

- UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h

- Caps (Centros de Atenção Psicossocial) IV

- Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 - 24h

Leia também

- Laboratório de Emergência Toxicológica

- Complexo Regulador de Urgência e Emergência

- Centro de Controle de Intoxicações

A Divisão de Vigilância de Zoonoses, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e a Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico) estarão em regime de plantão. Os quatro hospitais veterinários públicos (norte, sul, leste e oeste) permanecerão fechados durante o feriado.

No sábado o serviço de vacinação contra a covid-19, influenza e outras doenças estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Doação de sangue

A Pró-Sangue possui seis postos de coleta localizados em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri. Para garantir o atendimento na unidade escolhida para doar sangue, faça o seu agendamento pelo sistema online.

No feriado, o posto Clínicas que fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, em Cerqueira César, região nobre da cidade, vai funcionar das 8h às 16h.

Assistência Social

Estarão abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Não funcionarão durante o feriado: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Pessoa com deficiência

A Central de Intermediação em Libras manterá seu funcionamento 24 horas durante este feriado. O serviço realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Para mais informações, clique aqui.

Direitos humanos

Estarão abertos a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas, e o Centro de Referência da Criança e do Adolescente, com atendimento das 8h às 19h. Serão mantidas as ações do projeto Vidas no Centro, que tem como objetivo proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal às pessoas em situação de vulnerabilidade social na região central cidade.

Os 52 Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão por meio dos celulares de apoio. Clique aqui para ter acesso à lista de contatos.

Estarão fechados os centros de Referência e de Cidadania das Mulheres, assim como os postos Metrô e Sacomã. Também não haverá atendimento nos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, os Centros e as Unidades Móveis de Cidadania LGBTI+. O Polo Cultural da Terceira Idade e o Posto Avançado Divisão de Desaparecidos não estarão em funcionamento.

O Centro de Referência e Atendimento aos Imigrantes, no Serviço de Inclusão Social e Produtiva, e o Centro de Promoção e Defesa da População em Situação de Rua estarão fechados.

Educação

Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) estarão abertos durante o feriado.

Correios

As agências não irão funcionar na segunda-feira, em razão do feriado. No sábado, as unidades que realizam atendimento terão funcionamento normal no dia. Neste dia, também serão realizadas atividades de entrega.

Agências bancárias

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirma que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda-feira. Na terça-feira (2), os bancos voltam a abrir normalmente. Segundo a instituição, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.

Procon-SP

O Procon-SP afirma que não haverá atendimento presencial na próxima segunda-feira. Os setores administrativos, a ouvidoria e os núcleos regionais também não terão expediente. Os postos localizados no Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera funcionarão normalmente no sábado das 7h às 13h. O atendimento é feito mediante agendamento de horário. "Os consumidores que, por qualquer motivo, precisarem registrar alguma reclamação, poderão fazê-lo diretamente pelo site, que funciona 24 horas todos os dias da semana, inclusive em feriados", disse o Procon.

Minhocão

O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, que estará aberto das 7h às 21h45. O local dispõe de tapetes de ioga, barras de street para patins e skate, tabuleiros de xadrez, bancos e espreguiçadeiras.

Todo o movimento será monitorado por segurança terceirizada, com controle de acesso nas alças do Elevado. O espaço também oferece banheiros químicos, lixeiras, serviço de limpeza, monitores, sinalização, brigadistas e ambulância para atendimento médico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.