Verão começa neste fim de semana, mas frente fria pode chegar a SP
Na segunda-feira (23), a previsão é de chuva e tempo fechado. A temperatura deve voltar a subir no Natal. Fim da próxima semana será ensolarado
São Paulo|Do R7
A previsão no litoral para este sábado (21) é de temperaturas acima de 30°C com previsão de chuva e raios à tarde e à noite. O mesmo deve repetir-se no domingo (22), com risco de temporais com ventania.
Leia mais: Veja as previsões para as estradas, as praias e o tempo
Na segunda-feira (23), a previsão é de chuva forte e tempo fechado desde cedo. A temperatura cai e só deve voltar a subir no dia de Natal. O fim da próxima semana será ensolarado. O verão começa amanhã, à 01h19, e a previsão é de mais sol em março do que em janeiro e fevereiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que a estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo o país em função da posição relativa do sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, como: chuvas fortes, queda de granizo, ventos com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Leia mais: Grupo se passa por polícia, invade condomínio e faz reféns no Ipiranga
Para a Região Sudeste, acrescenta o Inmet, a previsão para os próximos três meses é de chuvas variando dentro da faixa normal ou acima em grande parte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Nas demais áreas, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo da média.
São Paulo
A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) para este fim de semana na cidade de São Paulo indica uma aproximação de uma frente fria no domingo (22) provocando chuva de moderada a forte até a segunda-feira.
Neste sábado (21), a presença mais constante do sol promove a rápida elevação das temperaturas, diz o CGE, que chegam facilmente aos 30°C, com taxas de umidade do ar acima dos 50%.
"A combinação do calor e a disponibilidade de umidade na atmosfera proporcionam a formação de pancadas de chuva com até forte intensidade entre a tarde e o início da noite."