Vídeo mostra agressões de policiais em ação na periferia de São Paulo
Moradores afirmam que ação da PM ocorreu depois de uma partida de futebol no campo do bairro. SSP diz que apura para identificar os policiais
São Paulo|Kaique Dalapola, do R7
Um vídeo feito por morador mostra pelo menos duas pessoas sendo agredidas por policiais militares. Moradores afirmam que a ação violenta da PM aconteceu por volta das 16h de domingo (27), no Jardim Niterói (zona sul de São Paulo), pouco depois de uma partida de futebol no campo do bairro.
As imagens mostram pelo menos 10 policiais militares armados com cassetetes e escudo, atacando pessoas e objetos que estão na rua — que fica na periferia de São Paulo.
No começo do vídeo, três policiais cercam uma pessoa que está sentada na calçada e o agridem com chutes, socos e golpes de cassetete. Cinco segundos depois, outro PM sai correndo e chuta um homem que está em uma moto. O homem sai com a moto em seguida, sem ser abordado.
Ainda na ação, outro policial pega uma cadeira e joga para dentro de um comércio na rua. Em seguida, os PMs teriam destruído a mercadoria de uma adega. As imagens não mostram nenhuma pessoa sendo abordada ou questionada pelos policiais militares.
Outro lado
Questionada pelo R7, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública no Estado de São Paulo) disse que o caso ainda está sendo apurado em busca de identificar os policiais que aparecem nas imagens. Assim que houver um posicionamento da pasta, será publicado nesta reportagem.
Em entrevista ao R7, publicada em 16 de maio, o comandante de Polícia Militar Paulista, coronel Marcelo Viera Salles, disse que a PM deve "trabalhar pelo cidadão paulista, dentro dos ditames da lei e que o cidadão merece e requer".
O comandante ainda disse que "a Polícia Militar preconiza, orienta e insiste que temos que atuar de maneira idêntica, de maneira uniforme, em todos lugares, seja nos Jardins, seja na periferia".