Vídeo mostra entrega de marmita a moradores de rua mortos em SP
Polícia investiga se comida estava envenenada. Criança de 11 anos e adolescente de 17 estão internados após contato com o mesmo alimento
São Paulo|Do R7, com informações da Record TV
Um vídeo gravado por uma câmera de monitoramento mostra o momento em que grupo se aproximam para, de acordo com a polícia, entregar marmitas a dois moradores de rua na noite de terça-feira (21), em Itapevi, na Grande São Paulo. Os dois moradores morreram na madrugada desta quarta (22) e a polícia investiga se a comida estava envenenada. Não há certeza se a comida entregue no registro de vídeo é a mesma ingerida pelas vítimas.
Leia também: Mulher é agredida por desconhecido em frente de casa em SP. Veja vídeo
As imagens mostram três carros chegando ao local. Dois estacionam no posto e várias pessoas descem. Parte do grupo vai ao lugar onde os moradores de rua estão e, segundo a polícia, distribuem as marmitas com comida.
"Temos talvez de dois a três grupos que estavam entregando comida. Não necessariamento seja o grupo que entregou ontem, ou que entregou anteontem", afirma o delegado Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto. Os moradores de rua da região, por vezes, armazenam as marmitas para comer posteriormente.
Vagner Aparecido Gouveia, de 37 anos, e José Araújo Conceição, de 61, dormiam em uma borracharia em um posto de combustíveis. Um cachorro também morreu e será examinado. Foi solicitada urgência no laudo toxicológico.
Leia também
Veja também: Polícia ouve depoimentos sobre sumiço de líder comunitária
O local onde estavam as vítimas é usado por pessoas em situação de rua para dormir durante a noite e, com frequênca, elas recebem comida de outras pessoas da cidade.
Ricardo Nogueira Ramos ajudou a socorrer um dos homens. "Ele estava vomitando, vomitando, aí eu levei ele para o hospital. Quando chegou no hospital, quando deu cinco e meia da manhã deu óbito", contou. A polícia ainda aguarda os laudos dos exames médicos para saber se realmente as vítimas foram envenenadas.
Leia ainda: MPF dá parecer contra aumento de velocidade em marginais de SP
Uma terceira pessoa também recebeu o alimento e levou para sua casa, onde moram dois jovens, também contaminados. Um menino de onze anos e uma adolescente de 17 estão internados. "Minha filha está intubada, tá entre a vida e a morte lá dentro. O filho do marido da minha filha já teve parada cardíaca, tá mal no hospital", diz Flávia Cardoso, mãe da jovem.
A Guarda Civil de Itapevi acredita que há mais pessoas que tenham sido contaminadas e realiza buscas por possíveis vítimas. Nas marmitas, foram encontradas pequenas bolinhas pretas, que podem se tratar de "chumbinho", um veneno de rato. O caso está sendo investigado pela Delegacia Central de Itapevi.
De acordo com a prefeitura de Itapevi, os dois homens chegaram a ser abordados por assistentes sociais, mas não aceitaram ir para o abrigo que fica no Ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte, que recebe pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus. Em nota, a prefeitura reforça que conta com convênio e com entidades para receber os moradores de rua, mas nem todos aceitam ir para o local.