Vídeo mostra PM atirando em manobrista no centro de SP
Segundo PMs envolvidos na ação, homem baleado estava fugindo e teria tentado tomar arma de policial. Caso aconteceu às 6h de segunda-feira (11)
São Paulo|Kaique Dalapola, do R7
Vídeo mostra o soldado da Polícia Militar Lucas Tardin Bonamichi Gomes atirando contra o manobrista José Ronildo Silva, 31 anos, por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (11), na região do Anhangabaú, centro de São Paulo.
As imagens mostram Silva aparentemente lutando com o soldado da PM João Gustavo da Silva Gabrigna quando seu parceiro se aproxima e dispara contra o manobrista. Segundo os policiais à Polícia Civil, o homem baleado tentou tirar a arma do soldado e a ação foi por legítima defesa.
Veja também: 'Nunca mais serei a mesma', diz mãe de jovem morto pela PM em SP
De acordo com o registrado no 3º DP (Campos Elísios), o manobrista foi baleado depois de ter furtado um Ford Ecosport, fugido dos PMs de carro e, depois, a pé, até ser alcançado pelo soldado Gabrigna, que tentou rendê-lo com luta corporal.
O ouvidor de Polícia de São Paulo, Benedito Mariano, disse que Silva está internato no Santa Casa e afirmou que instaurou inquérito na ouvidoria e vai acompanhar o caso da Corregedoria da Polícia Militar.
Mariano acredita que a ação pode ter tido “indícios de precipitação do policial que atirou, [porque] poderia, inclusive, ter acertado o coloque que estava em luta corporal com o indivíduo”.
Leia mais: PM é suspeito de matar colega e queimar o corpo no interior de SP
Para a Polícia Civil, os PMs da 2ª companhia do 7º Batalhão disseram que receberam informações sobre a subtração do carro via rádio do Copom (Centro de Operações Policiais Militares). Os PMs teriam visto o carro parado em um semáforo na praça de República e teriam ido fazer a abordagem.
Ainda segundo os policiais militares, quando se aproximaram para a abordagem, o suspeito começou a fugir e a perseguição só terminou após Silva bater o carro. Os PMs disseram que o homem continuou fugindo a pé.
Antes do momento captado por imagens, o soldado Gabrigna teria conseguido alcançar o manobrista, que havia escorregado e caído, e iniciado o primeiro momento de luta corportal. No entanto, segundo os PMs, Silva conseguiu se desvencilhar e fugiu de novo.
Veja mais: Operação busca prender 54 PMs e 5 supostos membros do PCC em SP
O soldado Gabrigna continuou correndo atrás do manobrista. Alcançou na rua Quirino de Andrade e, novamente, começaram a luta. Somente neste momento, conforme depoimento dos policiais, Silva tentou tomar a arma do PM e foi baleado.
Outro lado
O R7 pediu o posicionamento da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) e a Polícia Militar sobre o caso. Além disso, fez uma série de questionamentos, entre eles se a ação foi considerada correta. Até a publicação desta reportagem, no entanto, não houve retorno.
O registro na Polícia Civil também não aponta as circunstâncias que o carro foi furtado. O R7 tentou contato com o dono do veículo, um professor de 36 anos, mas não foi atendido.