Alteração na cor da pinta pode ser sinal de doença
Assimetria e alteração na coloração das pintas podem ser indícios de câncer de pele
Saúde|Do R7

As pintas espalhadas pelo corpo podem parecer inofensivas, mas algumas delas podem ter alterações que indicam algum problema mais sério. A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ensina a identificar por meio do autoexame alterações nas pintas de um jeito simples: basta ficar atento a irregularidades como assimetria, bordas irregulares, cores não uniformes e aumento no diâmetro das marcas.
Segundo o médico oncologista Amândio Soares, feridas que não cicatrizam, coceira, sensibilidade e mudanças na superfície da pinta também podem significar alguma doença.
— As pessoas que possuem muitas pintas devem frequentar constantemente o dermatologista para verificá-las.
Em caso de qualquer suspeita é necessário fazer uma biópsia. Caso seja um câncer de pele melanoma, ainda em fase inicial, as chances de cura são grandes, alerta especialista.
Ator Hugh Jackman trata câncer de pele
O câncer de pele é dividido em dois grandes grupos: melanoma e não melanoma. O primeiro tem seu crescimento mais rápido, é mais agressivo e tem maior potencial de disseminação para outros órgãos. Já os não melanomas tem seu crescimento mais lento e raramente se disseminam para órgãos distantes.
— As áreas do corpo de maior acometimento de câncer de pele são aquelas mais expostas ao sol como face, orelhas, tronco [colo], braços e mãos. Por isso, é necessário ficar atento a qualquer alteração nas pintas.















