Barra Funda tem testagem de HIV de graça nesta quinta-feira
Quem costuma passar pelo bairro poderá fazer um teste rápido para saber se foi infectado pelo vírus e como pode iniciar o tratamento pelo SUS
Saúde|Gabriela Lisbôa, do R7

A unidade móvel do Programa Municipal de DST/AIDS da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, vai estar na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo, nesta quinta-feira (2) entre 18h e 22h. Quem for até a Praça Pascoal Martins, na avenida Marquês de São Vicente, próximo ao Tribunal Regional do Trabalho, poderá fazer um teste rápido de HIV, de graça.
Leita também: Pesquisadores brasileiros mostram tratamento que elimina o HIV
A atividade faz parte da campanha "Fique Sabendo", que promove ações de prevenção fora dos serviços de saúde em horários alternativos e em locais estratégicos para facilitar o acesso de público.
Para fazer o exame é preciso preencher um breve cadastro, coletar uma gota de sangue e aguardar cerca de 20 minutos pelo resultado. A resposta é dada por um profissional da saúde em uma sala isolada. De acordo com a secretaria, todo o processo é sigiloso e seguro.
Além dos testes gratuítos, a unidade móvel também vai fazer a distribuição gratuita de camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante e folhetos com mensagens de prevenção ao vírus HIV.
Tire suas dúvidas sobre o HIV e a Aids:
Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), continua a ser uma preocupação da população mundial e de saúde pública. Segundo dados do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas), 14 mil pess...
Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), continua a ser uma preocupação da população mundial e de saúde pública. Segundo dados do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas), 14 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência do vírus HIV, em 2016. A organização ainda estima que 830 mil pessoas vivem com a doença no País, sendo que o Brasil é o que mais concentra novos casos de infecções na América Latina (49%). Mesmo sendo mundialmente conhecida, a Aids ainda causa muitas dúvidas. Por isso, a professora do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), Maria Amélia de Sousa Mascena Veras esclarece mitos e verdades sobre a síndrome. Veja a seguir:














![Quem tem uma relação estável pode dispensar o preservativo. DEPENDE.
Segundo a professora, esta é uma decisão precisa partir de cada casal.
— Se ambos forem soronegativos e mantiverem uma relação estritamente monogâmica [sem outros parceiros], não há qualquer chance de infecção pelo HIV. Se um ou ambos os parceiros possuírem o HIV, recomenda-se o uso da camisinha para evitar a infecção do parceiro HIV negativo ou a reinfecção no caso de uma pessoa HIV positivo](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/O64XZUNLGBJZHFBTB7HO65FI74.jpg?auth=df15667f34d0488056ec53f1e3069728c0ebe9b51ce4754139ba382ef380450b&width=1000&height=665)












