Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil recebe o primeiro lote de medicamento para tratar varíola do macaco

12 tratamentos do antiviral tecovirimat, que foram doados pela farmacêutica, e vão ser usados apenas em pacientes graves

Saúde|Do R7

Medicamento é indicado para pacientes com risco de doença grave
Medicamento é indicado para pacientes com risco de doença grave Medicamento é indicado para pacientes com risco de doença grave

O Ministério da Saúde recebeu hoje, sexta-feira (26), o primeiro lote do antiviral tecovirimat para tratar pacientes em estado grave de varíola do macaco (monkeypox)

Nessa remessa chegaram 12 tratamentos que foram doados pela farmacêutica Siga Technologies, dos Estados Unidos, fabricante do medicamento. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, "os critérios para dispensação e elegibilidade dos pacientes graves que receberão o tratamento ficará a cargo do COE (Centro de Operação de Emergências) para monkeypox, que segue os padrões internacionais de uso do medicamento."

Na noite de ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a dispensa de registro para que o ministério importe e utiliza o medicamento. Essa decisão tem a validade de seis meses, mas pode ser revogada a qualquer momento pela agência. 

Para aprovar o uso, a agência levou em consideração a aprovação do medicamento pela FDA (Administração de Medicamento e Alimentos) dos Estados Unidos.

Publicidade

Esse medicamento foi pela reguladora norte-americana em 2018 para tratamento de varíola humana, doença que, mesmo erradicada em todo o mundo desde 1980, segue como ameaça de ser usada como arma biológica.

O Ministério informou ainda que segue em negociação com farmacêuticas e Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para compra de mais medicamentos e vacinas.

Publicidade

O Brasil espera para o próximo mês a chegada de 50 mil doses de imunizantes, que serão destinadas aos profissionais de saúde que tratam pacientes infectados com monkeypox. Como o esquema vacinal é feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas, 25 mil pessoas receberão a proteção. 

Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.