Saúde Mulher volta de férias, descobre câncer raro no nariz e é salva por crânio impresso em 3D

Mulher volta de férias, descobre câncer raro no nariz e é salva por crânio impresso em 3D

O caso aconteceu no Reino Unido; o molde ajudou os cirurgiões a retirar o tumor e reconstruir partes afetadas do rosto

  • Saúde | Do R7

Crânio de paciente foi impresso em 3D para ajudar na remoção de tumor

Crânio de paciente foi impresso em 3D para ajudar na remoção de tumor

Freepik

Parecia ser apenas um resfriado na volta das férias. Mas exames revelaram que Alison Hough, uma britânica de 59 anos, estava com um raro tipo de câncer no nariz. Felizmente, a mulher teve a vida salva depois que os médicos imprimiram um modelo em 3D do seu crânio.

As informações sobre o caso são do tabloide britânico Daily Mail.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Os primeiros sintomas apareceram quando Alison voltou de uma viagem a Tenerife, na Espanha, em 2016. Ela não conseguia respirar direito e se sentia exausta ao se alimentar.

O diagnóstico inicial foi de sinusite, e, para o tratamento, foram indicados antibióticos e sprays nasais. Mas, após exames adicionais, foi revelado que ela tinha um adenocarcinoma no nariz e que sua expectativa de vida era de apenas duas semanas, já que o tumor havia se espalhado pela cavidade cerebral.

A cirurgia envolveria toda a região craniofacial de Alison, vital para respiração, movimento, visão, audição, olfato e paladar. Para planejar a remoção do tumor e reconstruir parte do rosto da mulher na cirurgia, a saída encontrada pelos especialistas foi desenvolver um modelo em 3D do crânio da paciente e imprimi-lo, técnica que havia acabado de ser adotada no hospital da Royal Stoke University.

O procedimento foi um sucesso, e Alison diz que agora vive a sua melhor vida. "Não há presentes suficientes que eu pudesse dar para agradecer-lhes. Eles me deram a chance de ver meus netos, ver minha filha se casar e estar lá", disse a britânica em uma entrevista ao Daily Mail.

Alison está livre do câncer desde 2018. E uma pequena operação em seu lábio foi tudo de que ela precisou para completar seu tratamento.

Folhas verdes, frutas cítricas e leguminosas: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico

Últimas