Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Capitais de SP e RJ têm transmissão comunitária do coronavírus

Pela classificação do Ministério da Saúde, esta etapa é quando não se torna mais possível rastrear a origem da infecção de um paciente

Saúde|Christina Lemos, da Record TV Brasília, e Fernando Mellis, do R7

Estado de SP têm ao menos 56 casos de coronavírus
Estado de SP têm ao menos 56 casos de coronavírus Estado de SP têm ao menos 56 casos de coronavírus

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro já possuem transmissão comunitária de coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesta fase, não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Foram registrados quatro casos, dois em cada cidade, em que não se sabe a origem. 

O Ministério da Saúde contabilizava, até a tarde desta sexta-feira (13), 98 casos confirmados de coronavírus em todo o país, sendo 56 no estado de São Paulo e 16 no Rio de Janeiro. 

O governo já vinha dizendo que era uma "questão de dias" para que algumas localidades registrassem a transmissão comunitária do novo coronavírus (SARS-CoV2), a exemplo do que ocorre em países como a Itália e Estados Unidos. 

Publicidade

"O que muda é que naquelas localidades em que eu tenho transmissão comunitária, eu não preciso ficar monitorando casos leves e moderados, vou trabalhar com casos graves — síndrome respiratória aguda grave", explicou o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira.

Nesta manhã, o secretário fez uma videoconferência para autoridades de saúde dos estados e municípios para apontar medidas não farmacológicas a serem adotadas com o avanço do coronavírus.

Publicidade

Nos locais com transmissão comunitária (sustentada), o governo federal está recomendando medidas como incentivo ao trabalho remoto; horários de trabalho alternativos, para ter menos concentração de pessoas nos centros urbanos; antecipação de férias escolares; e avaliação sobre o cancelamento ou adiamento de eventos que reúnam grande número de pessoas.

"Essas medidas se justificam como recomendações, mas desde que os gestores municipais e estaduais façam a reflexão baseados na sua realidade local, tentando adequar a cada situação", disse Oliveira nesta tarde. 

Leia também: Coronavírus não transmite tão fácil quanto a gripe, diz diretor da OMS

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.