Logo R7.com
RecordPlus

Cardiologistas definem normas para avaliar pessoas com deficiência para esportes

Preocupação é fazer exercícios físicos sem procurar um especialista para uma avaliação médica

Saúde|Agência Brasil

  • Google News
Com a proximidade da Copa e das Olimpíadas deve aumentar o número de pessoas que vão buscar as atividades esportivas
Com a proximidade da Copa e das Olimpíadas deve aumentar o número de pessoas que vão buscar as atividades esportivas

Pela primeira vez no mundo, os médicos vão ter um conjunto de normas para avaliar as condições de pessoas com deficiência física para a prática de esportes. A avaliação faz parte do documento Diretriz do Esporte e do Exercício. Avaliação Cardiológica e do Deficiente Físico, que vai ser apresentado durante o 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado a partir deste sábado (28) no Riocentro, zona oeste do Rio. Em entrevista à Agência Brasil, o cardiologista Nabil Gorayeb, editor do documento disse que "um item inédito no mundo inteiro foi colocado, que é a avaliação dos paralímpicos, que nunca tiveram nada relacionado a eles".

— Como está crescendo a participação deles nas competições mundiais, fizemos questão de ter um capítulo de como preparar e como avaliar um paralímpico.


Os estudos para a elaboração da Diretriz levaram quase três anos e contaram com a participação de 40 especialistas em cardiologia e medicina de esporte da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

— Convidamos pessoas que tinham convivência com coração de atletas, com esporte competitivo e com nível de intensidade de exercício.


Médico explica morte súbita de lutador de MMA

Lutador de MMA morre instantes antes da pesagem no Rio


ADiretriz é um documento, com atualizações em períodos de dois ou três anos, utilizado pelos médicos para orientar os profissionais de saúde sobre exames a serem solicitados para avaliação e acompanhamento da evolução de pacientes. No caso das normas de avaliação dessa última Diretriz, o cardiologista informou que foram designados três subgrupos — um de avaliação prévia para a participação em esportes, academias e lazer. O grupo dois foi focado nas principais doenças que matam nas atividades físicas ou que complicam a vida das pessoas ou pacientes quando fazem atividades físicas; e o terceiro foi para estudar os atletas paralímpicos.

Para o médico, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas deve aumentar o número de pessoas que vão buscar as atividades esportivas, por isso aumenta a importância da elaboração da Diretriz.


— Vai ser fácil seguir uma conduta uniforme. Os médicos faziam os exames que achavam que deveriam ser feitos. Agora será uniformizado. E no próprio Congresso vamos discutir o documento e os que tiverem dúvidas poderão apresentar.

O diretor da Divisão Clínica do Laboratório de Pesquisa, Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Sérgio Timerman, disse que a preocupação é que muita gente, na busca por uma vida mais saudável, começa a fazer exercícios físicos sem procurar um especialista antes para uma avaliação médica.

— Procurar uma vida saudável significa procurar saber também se a pessoa está saudável para uma atividade física.

Cochilada pode ajudar saúde do coração e evitar infarto

O médico alertou para os casos de morte súbita que ocorrem durante a prática de exercícios sem uma avaliação preliminar das condições físicas da pessoa.

— Nessa avaliação inicial pode-se detectar o risco ou não de essa pessoa fazer uma atividade que, em vez de melhorar a qualidade de vida, leve a uma morte súbita.

Sérgio Timerman defendeu que as academias façam sempre testes físicos na admissão de novos usuários.

— Existem academias facilitando a entrada de pessoas sem nenhuma análise.

Pelos dados da SBC, atualmente apenas 10% da população fazem exercícios na frequência recomendada, de cinco vezes por semana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.