Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rio: prefeitura regulamenta testes rápidos para covid-19 em farmácias

Estabelecimentos  poderão fazer o exame pelo sistema drive thru, em estacionamentos de shopping centers ou em locais com estrutura apropriada 

Coronavírus|Do R7

Estabelecimentos terão que cumprir uma série de medidas
Estabelecimentos terão que cumprir uma série de medidas

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, regulamentou nesta terça (12) a realização de testes rápidos para covid-19 em farmácias, drogarias, consultórios, clínicas médicas e de imunização, laboratórios de análises clínicas e postos de coleta.

Leia também: RJ: governador recomenda bloqueio total aos 92 prefeitos do Estado

Os estabelecimentos, exceto postos de coleta dos laboratórios, poderão fazer a testagem rápida pelo sistema drive thru, em estacionamentos de shopping centers ou de outros locais com estrutura apropriada.

Segundo a prefeitura, os testes rápidos têm como população-alvo, exclusivamente, indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.


Leia também

Além disto, os estabelecimentos só poderão fazer o exame em pessoas com máscaras e disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos. O atendimento ainda deverá respeitar o distanciamento mínimo de segurança de dois metros para reduzir o risco de contágio.

Aplicação dos testes 


De acordo com a publicação realizada nesta terça no Diario Oficial, a realização do teste para a Covid-19 deve seguir as diretrizes, os protocolos e as condições estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ministério da Saúde.

Para a aplicação, os profissionais devem receber capacitação quanto ao atendimento, coleta de amostra biológica, utilização dos testes rápidos para covid-19, leitura, registros e notificação dos resultados. 


O local da testagem também deve estar de acordo com os protocolos para casos de covid-19 e ser previamente licenciados pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária. 

Os resultados dos pacientes deverão ser notificados para as autoridades de Vigilância em Saúde para controle epidemiológico.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.