Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Dentista explica 'dentes de vampiro' de Simaria: 'Estavam desgastados'

Cantora havia afirmado 'ter perdido dentes' e estar parecendo um 'vampiro' após uso de facetas de porcelana; veja o tratamento que recuperou os dentes

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Cantora Simaria ainda com as facetas antigas, antes de dar o problema
Cantora Simaria ainda com as facetas antigas, antes de dar o problema

Depois de ter afirmado, quatro meses atrás, que “tinha perdido alguns dentes” e que estava “parecendo um vampiro” durante uma entrevista coletiva, a cantora Simaria está de sorriso novo.

“Hoje é dia de agradecer a uma pessoa incrível que fez toda a diferença em minha vida. Foi ele quem devolveu a saúde da minha boca. Estética é legal? Sim, mas, em primeiro lugar, está a saúde da boca. Com ele, consegui os dois. Agora, tenho a transparência de um dente natural”, postou em seu Instagram na última quinta-feira (20).

Leia também: Saúde bucal é só um dos fatores que podem levar a parto prematuro

Ela se refere ao cirurgião dentista Gustavo Pinheiro, da clínica Core Odontologia, de Goiânia.


Segundo ele, a cantora não havia ficado banguela. Quando ela disse que “tinha perdido alguns dentes” se referiu ao desgaste que é realizado para a colocação das facetas de porcelana, espécie de invólucro utilizado para corrigir cor, formato ou textura dos dentes.

“Para a colocação de facetas de porcelana, é feito um desgaste do dente. Esse desgaste deve ser mínimo. Hoje até se faz esse preparo com microscópio. O que ocorreu, neste caso, é que desgastaram bastante os dentes dela”, explica.


Leia também: Entenda uso de aparelho em dentes de leite, como no filho de Neymar

Ele afirma que esse grande desgaste levou até a necessidade de tratamento de canal de alguns dentes. “As facetas têm de estar bem encaixadas no dente. Para se ter uma ideia, é como se fosse uma unha postiça. Quando o material não está bem adaptado aos dentes, isso dá margem ao surgimento de alguns problemas como inflamação da gengiva e até perda do dente. Mas ressalto que esse não foi o caso da Simaria”, esclarece.


Sorriso de Simaria com facetas antigas brancas (acima) e atual, com transparência
Sorriso de Simaria com facetas antigas brancas (acima) e atual, com transparência

De acordo com o dentista, a cantora já vinha tratando os dentes há dois anos devido a má colocação das facetas anteriores. Ela dispõe de facetas de porcelana em todos os dentes. Segundo ele, a irmã dela também usa.

Técnica é simples e duradoura

“Hoje mudou o conceito. Os artistas, de maneira geral, sempre utilizaram facetas de dentes brancos. Hoje ainda querem dentes claros, mas de aparência mais natural, com transparência”, explica.

Saiba mais: Um em cada 5 brasileiros que usam dentadura tem entre 25 e 44 anos

De acordo com ele, os cuidados são os mesmos de quem não tem faceta, como escovar os dentes três vezes ao dia e fazer a chamada limpeza no dentista uma vez por ano. “A tendência de formação de placas de tártaro é maior em quem usa facetas”, diz.

O dentista afirma que as facetas são “superresistentes para atos funcionais” - uso dos dentes em atividades do dia-a-dia. Não são considerados atos funcionais e merecem cuidado cortar linha com os dentes, morder tampa de caneta e abrir garrafa com os dentes.

Pinheiro ressalta que a técnica é simples, segura e duradoura – dura mais de 10 anos. “Os problemas acontecem devido à execução errada da técnica, que está sendo realizada de forma indiscriminada. É preciso buscar profissionais com experiência”, afirma. As facetas de porcelana custam a partir de R$ 1.500.

Conheça os cuidados e os riscos antes de fazer clareamento dental:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.