Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda o que é a síndrome de Ramsay Hunt, que deixou o rosto de Justin Bieber paralisado

Cantor canadense teve infecção causada pela reativação do vírus da varicela, a catapora, e precisou cancelar shows para se cuidar

Saúde|Do R7

Justin Bieber está com a síndrome de Ramsay Hunt, que paralisa parte do rosto do cantor
Justin Bieber está com a síndrome de Ramsay Hunt, que paralisa parte do rosto do cantor Justin Bieber está com a síndrome de Ramsay Hunt, que paralisa parte do rosto do cantor

Os fãs de Justin Bieber se desesperaram ao descobrir que o cantor canadense teve de cancelar shows por causa de problemas de saúde. Alguns reclamaram bastante, e o astro pop foi às redes sociais para contar que estava com a síndrome de Ramsay Hunt e que parte do seu rosto ficou paralisada.

Ele explicou: "[Para] quem está frustrado por eu ter cancelado os próximos shows, [informo que] estou fisicamente incapaz de fazê-los. Isso é bem sério, como podem ver. Queria que não fosse o caso, mas meu corpo está pedindo para eu desacelerar. Espero que entendam que estou usando esse tempo para descansar, relaxar e me recuperar 100% para fazer o que eu nasci para fazer".

A síndrome é uma doença viral causada pelomesmo patógeno que provoca a catapora. Segundo o infectologista Luiz Otávio da Fonseca, da Paraná Clínicas, a doença "é o resultado da reativação da infecção latente pelo vírus Varicela-zoster".

O indivíduo em algum momento da vida já teve contato com o vírus da catapora, e depois de um tempo ele reaparece e causa o herpes-zóster ou a síndrome de Ramsay Hunt, que é mais rara.

Publicidade

Os sintomas da enfermidade de Bieber são vesículas na pele na região da orelha, dor, inchaço e vermelhidão no pescoço ou próximo do ouvido e paralisia facial.

"Ocorre o comprometimento do nervo facial, ocasionando paralisia facial e lagoftalmo, que é a incapacidade de fechar o olho do mesmo lado das lesões", diz Fonseca.

Publicidade

Bieber contou aos seguidores que estava passando por esse problema: “Percebam que esse olho não está piscando. Não consigo sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não consegue mover”.

Os infectados também podem ter zumbido no ouvido, tontura, lacrimejamento nos olhos e alterações auditivas e do paladar. Os sintomas duram algumas semanas, e a doença pode deixar sequelas.

Publicidade

"As sequelas podem ser reversíveis ou irreversíveis, a depender do caso. Geralmente, sessões de fisioterapia podem ser auxiliares no tratamento e na recuperação", orienta o infectologista.

Além da fisioterapia, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos antivirais e corticoides, que são considerados os remédios mais fortes disponíveis para reduzir a inflamação no corpo.

A transmissão entre as pessoas só acontece entre uma que está infectada e outra que nunca teve contato com o vírus da varicela. "Como a maioria das pessoas têm contato com o vírus ainda na infância, seja por infecção ou pela vacinação, em geral já há imunidade estabelecida na vida adulta", conclui o médico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.