Especialista explica 'como fazer cocô rápido', dúvida da atriz Maisa
Tomar café e não levar o celular para o banheiro estão entre as sugestões de seguidores da atriz nas redes sociais; 5 minutos é o tempo ideal para defecar
Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

A atriz e apresentadora Maisa Silva, 17, fez um questionamento aos seus seguidores no Twitter sobre qual o segredo para "fazer cocô de maneira rápida". A postagem rendeu inúmeros conselhos. Afinal, o que contribui para "fazer cocô rápido"?
De acordo com a coloproctologista Sthela Murad, presidente da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia), para garantir o funcionamento do trânsito intestinal, é importante que as fezes sejam eliminadas, pelo menos, a cada três dias.
Leia também: Como saber se estou com prisão de ventre? Divergências entre médicos e pacientes atrapalham diagnóstico
Outra questão é que a pessoa não segure para defecar, a menos que não tenha um banheiro disponível. Porém, se o sanitário for acessível, ao sentir vontade, ela não deve segurar as fezes, pois o tempo parado no reto (parte final do intestino grosso) faz a fisiologia do cocô mudar e o deixa duro, dificultando sua saída e prolongando o tempo do processo.
"Não é normal a pessoa ficar 30 minutos no banheiro, o que configura uma constipação. A pessoa tem que sentir vontade, ir ao banheiro e evacuar, sem esforços. Cinco minutos é o tempo ideal para defecar", afirma a médica.
Saiba mais: Entenda o que é o transplante fecal e por que ele é polêmico
Sthela explica que é necessário levar em consideração que alguns fatores interferem no tempo e dificuldade de fazer cocô entre homens e mulheres, como metabolismo e hormônios. A coloproctologista alega que, para os homens, é mais fácil evacuar porque o metabolismo é mais rápido, visto que, nas mulheres, ele reduz conforme a idade.
A menstruação também interfere na facilidade em evacuar. O pico hormonal dessa fase leva a um pequeno aumento no metabolismo, facilitando o processo. As cólicas menstruais também ajudam de maneira leve por conta da movimentação uterina.
Veja também: Constipação em viagens afeta mais as mulheres, dizem especialistas
Além disso, para ter uma boa qualidade de evacuação é preciso ter uma alimentação rica em fibras e em líquidos, o que torna as fezes macias e úmidas, facilitando sua eliminação. O ideal é fazer fortalecimento muscular abdominal e pélvico, para facilitar o movimento de expili-las, e evacuar de cócoras.
Para tentar ajudar Maisa, a cantora Luisa Sonza a aconselhou, por meio do Twitter, a beber água e café. Sthela afirma que o café pode até ajudar a fazer cocô por ser uma substância estimulante e acelerar o metabolismo, mas não seria a solução. Segundo ela, a ingestão de fibras e água ainda seria mais eficiente.
Outra tática sugerida para a Maisa por um seguidor foi não levar o celular para o banheiro. A coloproctologista afirma que a pessoa deve se sentir confortável enquanto evacua e sugere que os livros e os celulares sejam deixados para outro momento.
Saiba mais: Dor e sangramentos ao ir ao banheiro podem ser hemorroidas
Já a sugestão que um seguidor deu de elevar os pés com um banquinho é aceita pela a especialista. Ela afirma que o ideal é deixar as pernas elevadas ao máximo - o que se aproximaria da posição de cócoras.
Sthela ainda orienta o consumo de probióticos, frutas com casca, verduras, legumes e grãos para melhorar o trânsito fecal. Entre eles, aveia, granola, chia, mamão, melão e abacaxi são recomendados pela médica.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini
Intestino preso causa hemorroida? Veja mitos e verdades sobre constipação:
A constipação, conhecida popularmente com intestino preso, é um problema bastante comum. Além de incômoda, a prisão de ventre constante pode levar ao surgimento de hemorroidas – doença que causa dilatação dos vasos sanguíneos localizados na parte infer...
A constipação, conhecida popularmente com intestino preso, é um problema bastante comum. Além de incômoda, a prisão de ventre constante pode levar ao surgimento de hemorroidas – doença que causa dilatação dos vasos sanguíneos localizados na parte inferior do reto e do ânus, devido ao aumento da pressão interior, explica o cirurgião do aparelho digestivo Demétrius Germini. “Algumas origens potenciais para surgimento delas incluem o esforço feito durante a evacuação, devido a constipação. Sempre que há lentidão nos movimentos peristálticos do intestino, responsáveis por empurrar o bolo fecal do intestino grosso até ser eliminado pelo reto, o problema aparece”. Nem sempre as informações difundidas pela população são verdadeiras. Por isso, o especialista desvenda alguns mitos e verdades sobre a prisão de ventre. Veja-os a seguir:















![Fazer a limpeza do cólon é benéfico. MITO.
— Enemas [lavagem do intestino, conhecida como chuca] e irrigação
do cólon removem os resíduos do corpo, mas não são uma maneira eficaz de
prevenir ou acabar com a constipação. Inclusive, podem causar obstipação em
pessoas que as recebem regularmente. A irrigação do cólon pode danificar o
cólon e levar a outros problemas. Fale com o seu médico primeiro e não faça
nada sem necessidade
Mau funcionamento do intestino afeta qualidade de vida. Saiba por que o órgão é nosso 2º cérebro](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/DBMWUVBGRFNY7MWGTFOJZRENGY.jpg?auth=4a2a286b470be65cb81630f60f77252bb1bf16433c310f61592500bb35229dc5&width=700&height=466)













