Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo israelense indica que 4ª dose reduz mortalidade por Covid-19 em quase 80%

Levantamento foi feito com base em dados de mais de meio milhão de pessoas entre 60 e 100 anos

Saúde|

Estudo ainda é de caráter preliminar
Estudo ainda é de caráter preliminar Estudo ainda é de caráter preliminar

A quarta dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 reduz o risco de morte pelo vírus em quase 80%, segundo revela um estudo da associação israelense Clalit, com base em dados de mais de meio milhão de pessoas entre 60 e 100 anos. "Entre os receptores da quarta dose da vacina, foi observada uma redução de 78% na taxa de mortalidade por Covid-19, em comparação ao grupo que não foi vacinado" com o reforço, constatou Clalit, principal provedor de saúde entre os quatro institutos israelenses encarregados da vacinação.

O estudo, de caráter preliminar, foi realizado pelo Departamento de Medicina Comunitária de Clalit em conjunto com dois centros acadêmicos israelenses. As análises ocorreram entre janeiro e fevereiro deste ano – com a variante ômicron já dominante – e focaram nas taxas de mortalidade entre a população que recebeu a quarta vacina (ou a segunda dose de reforço) e aqueles que receberam apenas uma terceira dose.

Diante da expansão da cepa contagiosa ômicron, Israel começou a vacinar pessoas com mais de 60 anos com a quarta dose no início de janeiro, e hoje são mais de 747 mil pessoas que receberam esse reforço. Neste momento, a mortalidade no país é relativamente baixa, mas há preocupação entre as autoridades de saúde, pois nas últimas semanas ela vem aumentando ligeiramente. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.