Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiocruz: 81,9% dos óbitos por Covid-19 ocorrem entre idosos no Brasil

Observatório Covid-19 da Fiocruz reforça cenário de estabilidade da pandemia no país, mas alerta para população vulnerável

Saúde|Do R7

Vacinação em massa já surtiu efeito e reduziu mortes entre brasileiros
Vacinação em massa já surtiu efeito e reduziu mortes entre brasileiros Vacinação em massa já surtiu efeito e reduziu mortes entre brasileiros

O Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta sexta-feira (29), destaca que, apesar do cenário de estabilidade da pandemia no Brasil, os idosos ainda são os mais afetados pela doença, correspondendo a 81,9% dos óbitos e 63,3% das internações.

Segundo a publicação, a letalidade hospitalar na população acima dos 60 anos é 2,5 vezes maior do que em adultos jovens. Os últimos dados mostram que a média de idade das internações, internações em UTI (unidade de terapia intensiva) do SUS e de óbitos é de 62,1, 64,2 e 71,6 anos.

O quadro geral de casos de SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) segue em estabilidade no país e as taxas de ocupação de leitos de UTI se mantêm abaixo de 50% em grande parte dos estados.

Os pesquisadores da Fiocruz responsáveis pelo boletim orientam a adoção de medidas que garantam melhor qualidade do ar nos ambientes fechados e o passaporte de vacinas nos ambientes de trabalho, assim como bares, restaurantes, escolas, universidades, comércio e outros serviços.

Publicidade

“É preciso destacar os benefícios de proteção coletiva não só para os trabalhadores, mas para suas famílias, crianças, colegas de trabalho e a comunidade. É especialmente importante que se complete o esquema vacinal com duas doses ou dose única, dependendo do imunizante, incluindo a dose de reforço quando houver indicação, para que possamos alcançar um patamar de maior segurança, com pelo menos 80% da população protegida”, afirmam os cientistas.

Leia também

O boletim também destaca que houve uma reversão do rejuvenescimento da pandemia, ocorrido principalmente no primeiro semestre de 2021 quando foi registrado um aumento das internações e mortes entre jovens adultos; os idosos voltaram a ser a população mais afetada pela Covid-19.

“O padrão atual da distribuição de casos internados e óbitos é semelhante ao período anterior ao início da vacinação. Este cenário sugere que o efeito da vacinação já é perceptível de forma homogênea na população adulta. A idade, portanto, precisa ser considerada como um aspecto de vulnerabilidade, e requer manejo clínico e vigilância diferenciados”, diz a publicação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.