Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes; Brasil registra mais de 762 mil casos prováveis da doença 

Saúde|Da Agência Brasil

País já registrou mais de 762 mil casos prováveis
País já registrou mais de 762 mil casos prováveis Renato Alves/ Agência Brasília - 08/02/2024

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 cidades nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 localidades já receberam os imunizantes. A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12, 13 e 14 anos que moram nesses locais.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem em áreas com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.


A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.