Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

HC de Ribeirão Preto registra 1º parto de quadrigêmeos em 20 anos

Casos como esse ocorrem 1 vez em cada 700 mil gestações; bebês exigem mais de 1 litro de leite e 30 trocas de fralda por dia e devem ter alta na sexta

Saúde|Aline Chalet, do R7*

Priscila Fenato teve um par de gêmeos bivitelinos e um par de gêmeos univitelinos
Priscila Fenato teve um par de gêmeos bivitelinos e um par de gêmeos univitelinos Priscila Fenato teve um par de gêmeos bivitelinos e um par de gêmeos univitelinos

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto registrou o primeiro parto de quadrigêmeos em 20 anos. Benício, Arthur, Heitor e Alice nasceram em 18 de outubro, por volta das 14 horas, com 31 semanas e um 1 de gestação. O parto foi cesariano e os horários de nascimento foram 13h53, 13h54, 13h55 e 13h56, respectivamente.

As crianças nasceram prematuras e passaram uma semana na UTI de terapia intensiva neonatal. Depois foram para a incubadora intermediária, totalizando dez dias. O Arthur foi o que teve mais complicações. Ele adquiriu duas infecções e passou 20 dias nesses locais.

Saiba mais: Letícia Colin diz praticar fisioterapia pélvica. Entenda como funciona

A mãe, Priscila Fenato, 28, engravidou naturalmente, segundo o obstetra Ricardo Cavalli, que realizou o parto. Ela havia tomado remédio para tratamento de fertilidade, que fez com que ovulasse mais. Três óvulos foram fecundados naturalmente, sendo que um deles se dividiu formando gêmeos idênticos, o Heitor e o Arthur. Formaram-se três placentas.

Publicidade

De acordo com o médico, os bebês são tão parecidos que até os pais os confundem. A chance de quadrigêmeos é de uma em cada 700 mil gestações, afirma Cavalli.

Os quatro bebês estão saudáveis e vão para casa na sexta-feira
Os quatro bebês estão saudáveis e vão para casa na sexta-feira Os quatro bebês estão saudáveis e vão para casa na sexta-feira

Todos nasceram sem nenhuma complicação de saúde. Benício tinham 1,7kg, Arthur 1,4kg, Heitor 1,35kg e Alice 1,6kg. Segundo o obstetra, gestações como essa, apresentam, normalmente, muitas complicações.

Publicidade

“Aumenta o risco de pressão alta na gestação, falta de oxigênio no útero, nascimento prematuro e má formação. É raríssimo que uma gravidez como essa dê certo, a equipe toda estava muito preocupada. O momento do parto foi muito emocionante”, afirma Cavalli.

Leia também: Como Thais Carla, obesidade na gravidez requer cuidados da mãe

Publicidade

Na sala estavam presentes, além da equipe médica, o pai e a avó materna das crianças. A mãe conseguiu ter o primeiro contato com todos os bebês. “O parto foi uma mistura de sensações indescritíveis. Houve medo, alegria, desespero e esperança, foi incrível! ”, conta Alexandre Fenato, 37, pai do quarteto.

“O parto foi uma mistura de sensações indescritíveis. Houve medo%2C alegria%2C desespero e esperança%2C foi incrível!"

( Alexandre Fenato, pai dos quadrigêmeos)

Agora os pais se revezam para cumprir a rotina de troca de fraldas e alimentação. Os bebês precisam passar por um período de engorda, por isso, a amamentação ocorre em intervalos de 3 horas. Uma criança nessa idade toma, em média, 400ml de leite materno por dia. A mulher produz cerca de 800ml, por esse motivo, a alimentação das crianças terá que ser suplementada, segundo o obstetra.

Leia também: Como garantir uma saúde de ferro para seu filho, segundo pediatra

“Esta fase está sendo extremamente bacana. Apesar do esgotamento físico e mental, nos sentimos pais de verdade, responsáveis pela sobrevivência e bem-estar das crianças”, afirma Fenato.

O obstetra estima que o quarteto utilize de 30 a 40 fraldas por dia. A volta para casa está programada para essa sexta-feira (22).

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Teste de gravidez é totalmente preciso? Veja mitos e verdades:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.