Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem usa vape por seis anos e fica com pulmão semelhante ao de alguém que fumou a vida toda

Draven foi internado com sérios danos pulmonares e teve quatro colapsos do órgão em quatro meses

Saúde|Do R7

Draven usava o cigarro eletrônico desde os 13 anos
Draven usava o cigarro eletrônico desde os 13 anos Draven usava o cigarro eletrônico desde os 13 anos

O jovem Draven Hatfield, de 19 anos, foi internado com sérios danos pulmonares após usar vape, ou cigarro eletrônico, como também é conhecido, por seis anos — desde os 13 anos. 

O que era para ser uma participação em uma "tendência bacana", como classifica, fez com que ele tivesse de enfrentar quatro colapsos pulmonares em quatro meses. 

Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, isso ocorre quando há acúmulo de ar entre a parede torácica e o pulmão, algo desencadeado por uma lesão. 

Os principais sintomas são dor no peito e falta de ar. Há também a possibilidade de a pessoa sentir o coração acelerado quando respira mais rapidamente. 

Publicidade

Especialistas afirmam que o cigarro eletrônico pode aumentar o risco de desenvolver esse quadro. 

Draven, inicialmente, usava o vape apenas nos fins de semana. Porém, o hábito progrediu para algo rotineiro. 

Publicidade

"Quando eu comecei, eu normalmente vaporizava apenas nos fins de semana e, eventualmente, eu vaporizava todos os dias, o tempo todo", lembra o jovem. 

Ele começou utilizando o vape recarregável (maior e mais potente que os outros). Após três anos, passou a consumir os descartáveis. 

Publicidade

"Pelo menos uma vez por dia eu o reabastecia, às vezes uma vez a cada dois dias. Mudei para os vapes descartáveis ​​e provavelmente usei um descartável a cada dois ou três dias", conta Draven.

Sem ter tido contato com os cigarros tradicionais antes do eletrônico, o jovem não desconfiava que, em outubro de 2017 — aos 17 anos —, o seu primeiro colapso pulmonar tinha relação com o produto. 

"Eu não tinha ideia do que era ou o que aconteceu, pensei que talvez tivesse puxado algo errado", diz. 

Ele sentiu fortes dores no peito e cãibras do lado esquerdo do corpo. No hospital, descobriu que se tratava de um pneumotórax espontâneo — início súbito de um pulmão colapsado.

Registro de Draven internado e com o tubo torácico
Registro de Draven internado e com o tubo torácico Registro de Draven internado e com o tubo torácico

Draven ficou internado por uma semana conectado a um tubo torácico, para facilitar a expansão do pulmão. Porém, apenas sete dias depois, o pulmão esquerdo colapsou novamente. 

Dois meses após se recuperar desses eventos, em dezembro de 2021, ele teve um colapso no pulmão direito enquanto usava o vape. Foi nesse momento que Draven relacionou o produto aos quadros que teve. 

"Eu apenas senti um pequeno estalo e, como já havia passado por isso, eu sabia o que era. Eu estava respirando de forma diferente e toda vez que eu engolia sentia um pequeno beliscão no meu lado", relata Hatfield.

Foi então que ele decidiu tentar parar de fumar. No entanto, os problemas de saúde continuaram e, em fevereiro de 2022, enquanto estava na escola, ele teve mais um colapso no pulmão direito.

"No caminho para o hospital, tudo parecia bem, mas, quando cheguei lá, eles tiveram que fazer uma cirurgia em mim [bulectomia, para remover bolsas de ar]", recorda.

E acrescenta: "O especialista disse que se desenvolveram bolhas de ar em meus pulmões e elas estouraram e vazou ar, e isso fazia com que meu pulmão colapsasse".

Para os médicos, era certo que a situação crítica foi causada pelo uso de vape. 

O médico disse que meus pulmões pareciam ter fumado três maços de cigarros por dia por pelo menos 30 anos

(Draven Hatfield)

Draven disse ter ficado "chateado" com a situação, já que pensava que usar o vape era melhor do que fumar os cigarros tradicionais.

Hoje, ele conscientiza outros jovens acerca dos perigos de utilizar esses produtos, mas ainda sofre com dores e tem o receio de que os pulmões voltem a colapsar novamente.

"Nunca mais vou tocar em um vape ou fumar", garante Draven. 

Para parar de fazer uso do produto, ele usou chiclete de nicotina até conseguir substituí-lo por um chiclete comum. 

Melatonina: suplemento pode ser pouco útil para quem tem insônia; entenda

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.