Leonardo mostra pés inchados. Saiba como aliviar o problema

Cantor associou o edema ao fato de ter ingerido bebida alcoólica e comparou os pés a 'pão doce'; inchaço ainda pode indicar doenças do rim e do coração

O cantor Leonardo comparou seu pé inchado a um 'pão doce' nas redes sociais

O cantor Leonardo comparou seu pé inchado a um 'pão doce' nas redes sociais

Reprodução/Instagram do Leonardo

O cantor Leornado, 56, postou um vídeo no Instagram no qual mostra seus pés inchados. Ele associou o problema à ingestão de bebida alcoólica. "Eu gosto de pé inchado. Tem dois dias que parei de beber e desinchou. Vou beber hoje. Vai inchar e ficar do tamanho de um pão doce", diz ele, no vídeo.

Segundo o cirurgião vascular Rogério Neser, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), uma das causas do inchaço dos pés é o consumo de álcool, que leva à retenção de líquido. 

Saiba mais: Alcoolismo tem cura? Saiba como ajudar quem sofre da doença

A endocrinologista Tarissa Petry, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, afirma que não se sabe ao certo por que o consumo de bebida álcoolica faz o corpo inchar. Teoricamente, o álcool intoxica o corpo e faz com que ele desidrate. Os rins, como forma de defesa, param de excretar líquidos, fazendo com que o corpo inche. Por conta da gravidade, os pés são os mais afetados.

"O consumo de álcool, normalmente, vem acompanhado de falta de hidratação e consumo de alimentos com muito sódio, o que contribui também para a desidratação e, consequentemente, para o inchaço", diz Tarissa.

Leia mais: Ressaca é uma doença, afirma decisão de tribunal na Alemanha

O inchaço nos pés também pode estar ligado ao alcoolismo. Nesse caso, segundo a endocrinologista, o edema ocorre porque o fígado foi afetado. Ao ser acometido, o fígado leva à desnutrição, que causa inchaço. Devido à falta de nutrientes, o líquido do sangue migra para os espaços entre as células. Nesse processo, a água passa do ambiente menos concentrado (sangue) para o mais concentrado.

Outras causas do inchaço

Outra causa comum de inchaço nos pés é a dilatação das veias, que ocorre por conta de calor e quando se permanece muito tempo de pé, segundo Neser.

O inchaço nos pés pode ainda ser sintoma de problemas circulatórios, trombose, insuficiência cardíaca e renal, entre outras doenças. "Quando o inchaço é unilateral, dura mais de dois dias ou começa a atrapalhar a vida, é necessário procurar um médico", afirma o cirurgião vascular.

Neser explica que as características do inchaço variam de acordo com a causa. Inchaço devido a varizes acontece no período vespertino; devido à insuficiência cardíaca, no período matutino; devido a insuficiência renal é acompanhado de inchaço em outras partes do corpo, como braços, rosto e pernas; o inchaço devido à trombose venosa é unilateral, acontece em uma perna só e por período prolongado, mais de dois dias. 

Saiba mais: Não existe nível seguro de consumo de álcool, mostra pesquisa

Em gestantes, o quadro é comum e considerado normal devido a alterações hormonais que causam retenção de líquido. No terceiro trimestre, os inchaços ficam mais frequentes, pois a expansão do útero comprime veias do abdômen impedindo a passagem de sangue.

Para prevenir o inchaço dos pés, Neser recomenda a prática de atividades físicas, se movimentar com frequência, evitar o consumo de álcool e beber bastante líquido. Quando os pés já estão inchados, a recomendação é repouso, elevação das pernas e consumo de líquidos não alcoólicos.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Assista ao vídeo em que o cantor mostra os pés inchados: