Ressaca é uma doença, afirma decisão de tribunal na Alemanha

Diante da queixa sobre bebida que prometia curar efeitos colaterais do álcool, juízes disseram que nenhum produto é capaz de curar essa 'doença' 

A ressaca é causada pelo exagero na ingestão de bebidas alcoólicas

A ressaca é causada pelo exagero na ingestão de bebidas alcoólicas

Freepik

A ressaca é uma doença, ao menos para um tribunal em Frankfurt, na Alemanha, durante um julgamento contra um fabricante de uma bebida contra ressaca.

Poucos dias após o início da Oktoberfest, no último sábado (21) em Munique, pessoas deram queixa contra uma empresa que estava oferecendo "shots" de uma bebida que prometia curar os efeitos colaterais do álcool.

Na decisão, os juízes argumentaram que empresas que vendem alimentos e bebidas não podem comercializá-los como sendo a cura para sintomas relacionados à ressaca, como cansaço, náusea e dores de cabeça.

Leia também: As ressacas ficam piores com a idade. Entenda o motivo

"Um produto alimentício não pode  atribuir propriedades para prevenir, tratar ou curar uma doença ou dar a impressão de que possui essa propriedade", diz a decisão, segundo publicado no jornal britânico The Guardian.

"Por uma doença, deve-se entender até pequenas interrupções ou temporárias no estado normal ou na atividade normal do corpo, incluindo cansaço, náuseas e dores de cabeça, que a empresa alegou que seu produto poderia acabar", acrescentaram os júizes.

Os médicos há muito tempo usam a palavra "veisalgia" como termo médico para designar a ressaca, observaram os juízes.

Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, liderado por cientistas na Alemanha, a ressaca é um complexo conjunto de sintomas físicos e mentais desagradáveis ​​que ocorrem quando concentrações elevadas de álcool no sangue retornam a zero.

Saiba mais: Não existe nível seguro de consumo de álcool, mostra pesquisa

A pesquisa afirma que não há remédios eficazes para esses sintomas e que crenças populares, como tomar cerveja antes do vinho para prevenir a ressaca, não foram cientificamente comprovados, segundo publicou o jornal norte-americano The New York Times.  

Os sintomas da ressaca são um sinal de alerta que protege o corpo que ajudará os seres humanos a modificar o comportamento ao longo dos anos e passar essa vantagem evolutiva para as próximas gerações, concluiu o estudo. 

Entenda o que é a ressaca e saiba como se recuperar: