Logo R7.com
RecordPlus

Ministério da Saúde nega acordo com CFM

Conselho orienta conselhos regionais a conceder o registro provisório

Saúde|Do R7

  • Google News

O Ministério da Saúde negou a existência de qualquer acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina) para a entrega de informações adicionais sobre os profissionais estrangeiros integrantes do programa Mais Médicos. Em nota divulgada nesta sexta-feira (20), o CFM orienta os conselhos regionais a conceder o registro provisório dos profissionais com documentos em dia, mas sob a condição de que o Ministério da Saúde, num prazo de quinze dias contados da entrega do documento, informe o endereço de trabalho, nomes dos tutores e dos supervisores dos profissionais.

Conselhos regionais vinham resistindo em conceder o registro provisório para integrantes dos mais Mais Médicos, documento indispensável para o exercício, sob a justificativa de que as informações seriam indispensáveis para a fiscalização do trabalho dos profissionais formados no Exterior.


Nesta semana, um parecer da AGU deixou claro que os conselhos poderiam exigir apenas o rol de documentos previsto na Medida Provisória que criou o "Mais Médicos".

CFM orienta conselhos regionais a liberar registro provisório para o Mais Médicos


Mesmo diante do parecer, o CFM informou que os conselhos somente concederiam o registro mediante essas informações.

Na quinta-feira (19), no entanto, a Justiça no Rio Grande do Sul determinou a obrigação de o conselho daquele Estado de conceder o registro provisório. Diante da decisão da Justiça, o CFM mudou a orientação, determinando a concessão do documento mesmo sem as informações no momento do pedido.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.