Saúde Ministério decide considerar 4º caso confirmado de coronavírus

Ministério decide considerar 4º caso confirmado de coronavírus

Em um primeiro momento, pasta não incluiu caso de adolescente na lista, pois ela não apresentava sintomas

  • Saúde | Do R7, com Christina Lemos, da Record TV

Ministério confirma caso de adolescente

Ministério confirma caso de adolescente

DIEGO MARANHÃO/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚDO

Em reunião em Brasília com especialistas, o Ministério da Saúde recuou e classificou o caso da adolescente em São Paulo infectada com coronavírus na Itália como confirmado. Com isso, o número de casos no Brasil subiu para quatro nesta quinta-feira (5). Todos os diagnosticados com o vírus estão em São Paulo.

Quatro elementos levaram à confirmação: o resultado do exame, o local provável de infecção (Itália), a possibilidade da medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e a possibilidade de ainda aparecerem sintomas nos próximos dias.

A quarta paciente infectada no Brasil é uma menina de 13 anos que ficou internada em um hospital no norte da Itália (região com transmissão sustentada do coronavirus) após romper um ligamento. O caso já tinha sido confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz mais cedo, após exame de contraprova.

Leia também: Coronavírus: número de infectados no mundo passa dos 93 mil

O outro diagnóstico confirmado nesta quarta-feira foi o de um homem de 46 anos, que visitou países da Europa entre os dias 9 e 29 de fevereiro.

Dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam para 531 casos suspeitos de coronavirus no Brasil. Outros 315 foram descartados.

O número de casos suspeitos tem subido diariamente devido à ampliação da lista de países monitorados pelo Ministério da Saúde.

Em cerca de três meses, o novo vírus já infectou mais de 93 mil pessoas em todo o mundo, causando 3.199 mortes, em 77 países, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Últimas