Entenda o que é imunidade e como fortalecer a sua

O sistema de defesa do organismo precisa de cuidados para funcionar de maneira adequada e combater ameaças externas à saúde

Dieta equilibrada é a chave para proteger o organismo

Dieta equilibrada é a chave para proteger o organismo

Caju Gomes/Unsplash

Genética, idade, metabolismo e alimentação, entre outros fatores, influenciam no funcionamento do nosso sistema imunológico. Ele é responsável por defender o organismo de agentes externos que podem comprometer suas atividades regulares e abrir espaço para infecções, inflamações e outro problemas de saúde.

Um dos mitos comuns sobre o tema é que a baixa imunidade atinge apenas as pessoas que convivem com doenças autoimunes, como transplantados ou portadores de imunodeficiência primária ou adquirida. Quem sofre de males “comuns” como má nutrição, privação de sono, ansiedade e estresse também têm tendência a apresentar baixa imunidade. Em caso de dúvidas consulte um médico para ter um diagnóstico preciso.

Alguns dos sintomas podem surgir como: indisposição, fadiga ou o cansaço, favorecendo ou agravando outras doenças oportunistas. São aquelas que esperam uma brecha no sistema imunológico para avançar e se instalar no organismo.

A boa notícia é que o corpo dá sinais e, diante de alguns sintomas recorrentes, é possível agir rapidamente para combater essa queda na imunidade. Fique de olho nos casos abaixo:

• Infecções frequentes, entre elas amigdalite ou herpes
• Resfriados e gripes que demoram a ir embora
• Febre intermitente e calafrios
• Olho seco ou lacrimejando em excesso
• Ocorrência de náuseas e vômitos
• Manchas vermelhas ou brancas na pele
• Queda de cabelo

Embora sejam reações do seu organismo tentando restabelecer o equilíbrio, são também um alerta de que é hora de buscar ajuda com médico ou especialista, a fim de fortalecer o sistema imunológico. É possível fazê-lo de forma natural: com uma alimentação equilibrada baseada no consumo de frutas, verduras e proteínas.

A prática de exercícios físicos regularmente também é recomendável, bem como a suplementação alimentar para contribuir com os níveis diários adequados de vitaminas e minerais. Em geral, com o equilíbrio alimentar é possível não somente melhorar a imunidade como também aumentar sua energia e disposição no dia a dia. Com a adoção de hábitos saudáveis, o corpo reage positivamente e passa a combater, de forma autônoma, as ameaças externas que comprometem a saúde e a qualidade de vida.

Neo Química. Sua saúde é nossa vocação.

Referências consultadas:
Portal R7 [internet]. Entenda o que é baixa imunidade e como manter o sistema imune em dia. Cuidando da Imunidade. 14 de setembro de 2021. Acesso em 19/10/2021.

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais [internet]. O que fazer para aumentar a imunidade? Entenda aqui!. Acesso em 19/10/2021.

Cuidando da Imunidade. Portal R7 [internet]. Veja alguns sinais da baixa imunidade e dicas para fortalecê-la e ter mais disposição. 14 de setembro de 2021. Acesso em 19/10/2021.

Tua Saúde [internet]. 9 sintomas de imunidade baixa e o que fazer para melhorar.  Setembro de 2020. Acesso em 19/10/2021.

Cuidando da Imunidade. Portal R7 [internet]. Conheça as vitaminas e minerais essenciais para manter a imunidade em dia. 20 de setembro de 2021. Acesso em 19/10/2021.

Últimas